A Empresa Chinesa 'Galactic Energy' Concluiu com Êxito Sua Segunda Missão de Lançamento Marítimo

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje, 30/05, o portal 'Space Daily' relatou que a empresa privada de fabricação de foguetes de Pequim, 'Galactic Energy', completou a segunda missão de lançamento marítimo de seu foguete transportador 'Ceres 1' na tarde de quarta-feira, 29 de maio.
 
De acordo com a reportagem, a empresa anunciou em comunicado à imprensa que o foguete decolou às 16h12 de uma plataforma de lançamento móvel, uma barcaça modificada, no Mar Amarelo, próximo à província oriental de Shandong, enviando quatro satélites para uma órbita a aproximadamente 850 quilômetros acima da Terra.
 
Os satélites foram construídos pela Guodian Gaoke, uma operadora privada de satélites com sede em Pequim, para sua Rede Tianqi, e serão utilizados para coletar dados para a Internet das Coisas, conforme informou a Galactic Energy.
 
O primeiro lançamento marítimo do Ceres 1 ocorreu em setembro de 2023, também na costa de Shandong, colocando quatro satélites Tianqi no espaço. Essa missão fez da Galactic Energy a primeira empresa privada chinesa a lançar um foguete no mar.
 
Até o momento, a China realizou 11 lançamentos marítimos, utilizando quatro tipos de foguetes: Long March 11, Smart Dragon 3, Ceres 1 e Gravity 1.
 
Comparado aos lançamentos convencionais em terra, uma missão marítima apresenta menor risco de causar problemas em áreas densamente povoadas ao longo da trajetória do foguete. Este método também permite lançamentos mais próximos ao equador, o que aumenta a capacidade de carga do foguete, reduz os custos de lançamento e prolonga a vida útil de alguns satélites, segundo a empresa.
 
O Ceres 1, movido a propelente sólido, tem cerca de 20 metros de altura e um diâmetro de 1,4 metros. Com um peso de decolagem de 33 toneladas métricas, ele pode enviar um satélite de 300 quilogramas, ou vários satélites com peso combinado de 300 kg, para uma órbita sincronizada com o sol a 500 km, ou cargas úteis de 350 kg para uma órbita baixa da Terra a 200 km de altitude.
 
A Galactic Energy já realizou 12 lançamentos orbitais usando o Ceres 1, superando outros concorrentes privados. Esses voos colocaram numerosos satélites no espaço.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários