Motor Redesenhado do 'Foguete Vega C' da ESA, Passou Por Teste Bem-Sucedido de Queima Estático
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Credito: Avio
Um motor redesenhado Zefiro-40, usado na segunda etapa do Vega C, passou em um teste de queima estática em 28 de maio. |
No dia de ontem, 29/05, o portal 'SpaceNews' noticiou que a empresa Avio, principal contratante do 'Foguete Vega C' da Agência Espacial Europeia (ESA), realizou um teste de queima estática do motor Zefiro-40 redesenhado no dia 28 de maio em sua instalação de testes na Itália. O motor, que serve como a segunda etapa do Foguete Vega C, queimou por 94 segundos, conforme o esperado.
De acordo com a notícia do portal, a ESA afirmou que um teste bem-sucedido do motor deste 'Foguete Sólido Vega C' redesenhado é um passo importante para o retorno do foguete aos voos até o final do ano.
O Zefiro-40 foi associado à falha do segundo lançamento do Vega C em dezembro de 2022, atribuída a um material de carbono-carbono defeituoso usado no bocal do motor. A Avio encontrou um novo fornecedor para esse material, mas o bocal falhou em um teste de queima estática em junho de 2023, resultando no redesenho do próprio bocal.
“Uma revisão inicial pós-teste indica que o novo conjunto de bocal funcionou conforme esperado durante os 94 segundos de queima programada do teste, simulando um desempenho nominal em voo”, declarou a Avio em comunicado.
Em entrevista no dia 28 de maio, o Diretor-Geral da ESA, Josef Aschbacher, considerou o teste bem-sucedido um passo crucial para o retorno do foguete aos voos. “A curva de empuxo medida é nominal e segue a linha teórica esperada, o que significa que o motor está funcionando bem”, afirmou ele.
Um segundo teste de queima está previsto para outubro para confirmar o desempenho do motor, mas Aschbacher chamou este teste de “o marco mais importante” para o retorno do veículo aos voos. “O teste de hoje confirma que o redesenho do bocal com os novos insertos de carbono-carbono é eficaz.”
Tanto a ESA quanto a Avio estão trabalhando para retornar o Vega C aos voos até o final do ano, dois anos após a falha que deixou o foguete em solo. Um voo final da versão original do Vega, que não utiliza o Zefiro-40, está planejado para o início de setembro, transportando o satélite de observação da Terra Sentinel-2C para o programa Copernicus da Europa.
A carga útil para o retorno ao voo do Vega C é o satélite de imagem de radar Sentinel-1C, embora Simonetta Cheli, diretora do programa de observação da Terra da ESA, tenha afirmado em entrevista no dia 28 de maio que essa designação de carga útil ainda não havia sido confirmada.
Aschbacher disse na entrevista que os preparativos continuavam para o primeiro voo do Ariane 6 nas duas primeiras semanas de julho. Uma data específica para a primeira tentativa de lançamento será anunciada no salão aéreo de Berlim ILA no início de junho.
Ele afirmou que a equipe do Ariane 6 estava resolvendo questões menores levantadas em uma revisão de qualificação recentemente concluída. “Não há nada que seja um impedimento”, disse ele. “Ainda há muito trabalho, mas nada que me preocupe neste momento que torne impossível lançar dentro deste período de duas semanas.”
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