A Empresa Canadense 'Maritime Launch' Assegurou Uma Proposta Condicional de $12,9 milhões do Governo Canadense

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Hoje, em 14 de maio, o portal 'Space Daily' divulgou que a empresa canadense 'Maritime Launch Services Inc. (MLS)' garantiu um contrato condicional de $12,9 milhões do Governo Canadense.
 
Segundo o portal, a MLS recebeu esse contrato para uma contribuição administrada pelo Fundo de Inovação Estratégica (SIF). Esse financiamento vai apoiar a MLS no desenvolvimento do Spaceport Nova Scotia, preparando-se para o primeiro lançamento orbital a partir de Nova Scotia, Canadá, em 2025.
 
O contrato do Governo Canadense propõe $12,9 milhões em reembolsos de custos do projeto, condicionalmente reembolsáveis, para apoiar o Spaceport Nova Scotia da MLS. Este projeto visa desenvolver e comercializar o primeiro espaçoporto orbital comercial do Canadá próximo a Canso, Nova Scotia. No entanto, é importante notar que o contrato não é vinculativo, e a contribuição proposta está sujeita a condições operacionais e financeiras, bem como à aprovação e execução de um Acordo de Contribuição.
 
Gerido pelo Ministério da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico do Canadá (ISED), o SIF apoia projetos inovadores no país. O programa de financiamento investe em todos os setores da economia para ajudar o Canadá a prosperar em uma economia global baseada no conhecimento.
 
No ano passado, a MLS anunciou um investimento de $13,1 milhões da Província de Nova Scotia sob o Programa de Crédito Fiscal para Investimento de Capital (CITC). Com a aprovação do contrato do SIF, o financiamento total de reembolso federal e provincial totalizaria $26,0 milhões.
 
O financiamento do SIF permitirá à MLS concluir o espaçoporto com um centro de controle de lançamento, uma instalação de integração de satélites e uma plataforma de lançamento. Inicialmente, o Spaceport Nova Scotia dará suporte a veículos de lançamento de pequeno porte, com cargas úteis totais não excedendo 1.250 quilogramas, com planos para expandir o local para suportar lançadores de médio porte.
 
E vale acrescentar entusiastas do BS, que curiosamente a MLS pretende fazer uso dos 'Foguetes CICLONE 4M' da empresa ucraniana 'Yuzhnoye Design Bureau' (uma empresa de projetos de satélites e foguetes, e também de ICBMs da época da antiga União Soviética). Veja abaixo:
 
Imagem: Space Daily
Concepção artística do Foguete CYCLONE 4M Ucrâniano.
 
Ainda não temos muitas informações sobre esse novo foguete, mas é natural nutrir esperanças de que ele seja melhor do que o CYCLONE 4, especialmente considerando as críticas e preocupações levantadas em relação ao último. O CYCLONE 4 que seria lançando do Brasil (e felizmente não foi), enfrentou questionamentos significativos, principalmente relacionados à segurança, impacto ambiental e eficiência técnica, levantando dúvidas sobre sua adequação para o mercado.
 
Portanto, é compreensível esperar que o novo foguete seja mais seguro, eficiente e atenda aos padrões mais elevados da indústria espacial atual. Essa melhoria potencial seria bem-vinda, não apenas para a indústria espacial, mas também para a segurança e a sustentabilidade das atividades espaciais em geral.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários

  1. Cada vez mais Nações e entes privados estão entrando na corrida espacial, impressionante isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário