O Fundo Saudita 'PIF' Lança um Novo Grupo Para Impulsionar a Sua Indústria Espacial

Prezados leitores  e leitoras do BS!
 

Enquanto no Brasil estamos há décadas vivendo das fantasias propagadas e das desastrosas ações da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) e de outros órgãos governamentais que gerenciam de forma pífia (vide as viagens turísticas ao redor do mundo de apadrinhados, MoUs assinados sem sentido ou qualquer compromisso, CBERS, ALADA e tantas outras coisas do gênero) o nosso Patinho Feio (PEB), no dia 27/05, o portal 'SpaceDaily' anunciou que o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita lançou o 'Neo Space Group' para atuar na emergente indústria de satélites e espaço do reino, sendo este seu primeiro investimento no setor.
 
De acordo com a nota do portal, o PIF, um dos maiores fundos soberanos do mundo, já investiu pesadamente em esportes, jogos eletrônicos e nos chamados mega-projetos sauditas, incluindo Neom, uma megacidade futurista de $500 bilhões em construção no deserto.
 
O Neo Space Group (NSG) é o "primeiro investimento do PIF focado na indústria espacial", declarou o fundo soberano em um comunicado. O objetivo é desenvolver e aprimorar as operações espaciais comerciais na Arábia Saudita, fornecendo soluções inovadoras de satélites e espaço tanto local quanto globalmente, conforme explicado pelo PIF.
 
Além disso, o grupo "investirá na localização, tecnologia, start-ups e conhecimento no setor espacial e de satélites na Arábia Saudita", em uma nova tentativa de impulsionar a diversificação econômica do país.
 
Sob a liderança do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, a Arábia Saudita tem buscado abrir e diversificar sua economia dependente do petróleo. Desde jogadores de futebol de classe mundial até uma nova companhia aérea nacional e uma loja especializada que serve gelato de leite de camelo, o PIF tem gasto bilhões em aquisições para apoiar essa diversificação.
 
O fundo também realizou investimentos de destaque em empresas estrangeiras, incluindo participações na Uber, na fabricante de carros elétricos Lucid e na empresa de videogames Activision Blizzard. No entanto, os investimentos domésticos constituem a maior parte de seu portfólio.
 
"O estabelecimento do NSG marca um marco importante no desenvolvimento do crescente setor de satélites e espaço na Arábia Saudita", afirmou Omar Al-Madhi, co-chefe de Investimentos Diretos MENA do PIF.
 
No ano passado, a Arábia Saudita enviou seus dois primeiros astronautas ao espaço, incluindo Rayyanah Barnawi, a primeira astronauta feminina do reino.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta

Comentários

Postar um comentário