Após 'Seis Meses' de Total Silêncio, a Guerreira 'Espaçonave Voyager 1' Voltou a Se Comunicar Com a NASA

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: JPL/NASA
Voyager 1 explora o universo desde 1977, há 47 anos.
 
Ontem (24/05), o portal 'SBT News' informou que, após seis meses de completo silêncio, a espaçonave Voyager 1 voltou a se comunicar com a NASA.
 
De acordo com a notícia do portal, a sonda espacial Voyager 1, que tem viajado pelo espaço profundo desde seu lançamento em 1977, restabeleceu comunicação com os cientistas da NASA. Assim como sua espaçonave gêmea, Voyager 2, que continua ativa, explorando o universo há 47 anos.
 
Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a Voyager 1 enviou dados científicos de dois dos seus quatro instrumentos pela primeira vez desde que um problema de computador afetou a sonda.
 
"As equipes de instrumentos científicos da missão estão agora determinando as etapas para recalibrar os dois instrumentos restantes, o que provavelmente ocorrerá nas próximas semanas", relatou a NASA.
 
A recuperação da sonda, que está a mais de 24 bilhões de quilômetros da Terra, é um marco na restauração das operações de uma espaçonave a uma distância tão longa.
 
Credito: JPL/NASA
Cientistas da NASA comemoram o retorno da comunicação da Voyager 1 após seis meses de silêncio.
 
Para entender o contexto, a luz viaja a uma velocidade de 300 mil km por segundo. Com a distância atual da Voyager 1 da Terra, a luz levaria 22 horas e meia para chegar à sonda e mais 22 horas e meia para o sinal voltar à Terra.
 
Portanto, a equipe de cientistas levou cerca de dois dias para estabelecer uma comunicação bem-sucedida com a sonda espacial.
 
"Como parte do esforço para restaurar a Voyager 1 às operações normais, a missão continua o trabalho no subsistema de raios cósmicos e no instrumento de partículas carregadas de baixa energia", segundo a nota da agência espacial publicada no dia 22 de maio.
 
O problema da Voyager 1 ocorreu devido a uma pequena porção de memória corrompida no subsistema de dados de voo, um dos três computadores da sonda.
 
Este sistema tem a função de organizar os dados dos instrumentos científicos, bem como dados de engenharia sobre o status da espaçonave, antes de enviar essas informações à Terra.
 
Desbravando o Espaço Há 47 anos
 
Imagem: JPL/NASA
Arte mostra uma linha do tempo da posição das sondas Voyager 1 e Voyager 2 pelo espaço, desde 1977.
 
As sondas Voyager 1 e Voyager 2 estão em operação contínua há 47 anos e são as espaçonaves mais longevas da NASA.
 
Além disso, esses equipamentos fazem parte da primeira e única missão a explorar além da heliosfera.
 
A heliosfera é uma área do espaço em forma de bolha, criada pelo vento solar, que vai além da órbita de Plutão e funciona como um escudo protetor para o sistema solar, desviando a radiação cósmica vinda do espaço interestelar.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários