Cartilagem Humana é Construída no Espaço Pela Primeira Vez

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (17/07) no site do “Olhar Digital” destacando que Cartilagem Humana foi construída no espaço pela Primeira Vez.

Duda Falcão

CIÊNCIA E ESPAÇO 

Cartilagem Humana é Construída no Espaço Pela Primeira Vez

Processo, realizado a bordo da Estação Espacial Internacional, foi possível graças a uma máquina que usou magnetismo como substituto da gravidade

Por Luiz Nogueira
Olhar Digital
Fonte: Science Alert
17/07/2020 15h07


Se as viagens espaciais se tornarem comuns, será essencial que os astronautas consigam se virar de todas as formas possíveis – isso inclui curar possíveis ferimentos. Felizmente, Oleg Kononenko, cosmonauta russo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), parece ter dado o primeiro passo para isso ao construir a primeira cartilagem humana no espaço.

Utilizando técnicas de magnetismo, foi possível produzir o material sem o uso dos chamados andaimes físicos de tecido. Equipamentos do tipo já existem na Terra, mas dependem de gravidade e estruturas que garantem a união das células da cartilagem. A parte inteligente do novo processo é usar o magnetismo como substituto da gravidade.

Com a ajuda do sistema, os efeitos da microgravidade e aceleração podem ser neutralizados, e objetos – como as células dessas cartilagens – podem ser mantidas no lugar, prontos para a montagem do componente humano.

Antes dos experimentos a bordo da ISS, cientistas desenvolveram modelos matemáticos e simulações em computador para investigar a viabilidade do processo, observando como a microgravidade poderia afetar a maneira como as células são montadas. 

Processo 

Uma equipe de cientistas desenvolveu esferoides com base em células da cartilagem humana, que foram empacotadas e enviadas para a ISS junto de uma máquina de bio-montagem construída pela empresa russa 3D Bioprinting Solutions.

A bordo da ISS, o processo de fabricação exigia o resfriamento dos esferoides para que fossem liberados da embalagem de hidrogel em que foram colocados antes de serem inseridos na máquina para construção da cartilagem.

Foto: Vladislav Parfenov/3D Bioprinting Solutions
Esferoides logo após serem retirados da embalagem.

Mas, além do objetivo atingido, a técnica é um grande avanço para a ciência, pois, no futuro, pode ser usada para construir outros materiais com bases biológicas e inorgânicas. É possível que astronautas pudessem substituir até ossos inteiros enquanto estivessem explorando outros planetas.

No entanto, ainda é necessário muito mais trabalho até que esse estágio seja atingido, além de ser preciso que o tipo de equipamento seja aprimorado para aguentar a viagem – processos de decolagem e instrumentos delicados não se dão muito bem.

Com projetos paralelos para cultivo de carnes e frutas no espaço em andamento, uma viagem a Marte parece menos assustadora do que seria há alguns anos.

"Pode-se imaginar não muito longe no futuro que, se colonizarmos Marte ou fizermos viagens espaciais a longo prazo, poderemos fazer experimentos onde construímos tecidos funcionais no espaço e testá-los em ambientes extraterrestres", disse Utkan Demirc, cientista da Universidade Stanford, ao comentar o avanço.


Fonte: Site Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 

Comentário: Pois é leitor, veja como são as coisas. Se não fosse a tremenda falta de compromisso, seriedade e competência instalada desde que esses desgovernos civis populistas e corruptos de merda assumiram o poder, a comunidade científica brasileira poderia estar nesse momento se valendo da Estação Espacial Internacional (ISS), bem como a indústria brasileira, assim como fizeram por anos os americanos, canadenses, europeus, japoneses e russos, trazendo assim grandes benefícios ao Brasil e ajudando por tabela o desenvolvimento de toda cadeia que gira em torno deste importante setor do país. Uma pena, mas enfim, quem planta, colhe.

Comentários

  1. Ai se tivesse um monarca fiscalizador pra dar medo nesses políticos que trabalham pro próprio umbigo. Que seria do Brasil hoje com baixa corrupção...

    ResponderExcluir

Postar um comentário