Sonda da NASA Encontra Um dos Menores Exoplanetas Já Observados

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (03/07) no site da Revista Galileu destacando que Sonda da NASA encontrou um dos menores exoplanetas já observados.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO - NASA

Sonda da NASA Encontra Um dos Menores Exoplanetas Já Observados

Chamado de L 98-59b, o planeta tem tamanho similar à Terra

Por Redação Galileu
03/07/2019 – 10h48
Atualizado - 10h48

Foto: NASA'S GODDARD Space Flight Center
O planeta L 98-59B tem o tamanho entre Marte e a Terra.

O satélite de pesquisas TESS, da NASA, encontrou um “pequeno” planeta orbitando uma estrela próxima. Chamado de L 98-59b, o planeta tem o tamanho entre o de Marte e o da Terra, e é o menor dos objetos espaciais descobertos pela TESS até hoje.

Dois outros mundos orbitam a mesma estrela e, embora os tamanhos dos três planetas sejam conhecidos, a equipe planeja fazer estudos com outros telescópios para determinar se eles têm atmosferas e quais gases estariam presentes em sua composição. 

O L 98-59b tem cerca de 80% do tamanho da Terra e é cerca de 10% menor do que o recordista anterior descoberto pela TESS. A sua estrela hospedeira, L 98-59, tem cerca de um terço da massa do Sol e fica a cerca de 35 anos-luz de distância, na constelação do sul de Volans. Os outros dois planetas no sistema (L 98-59c e L 98-59d) têm, respectivamente, cerca de 1,4 e 1,6 vezes o tamanho da Terra.

Um artigo sobre os resultados, liderado por Veselin Kostov, foi publicado no The Astronomical Journal. "A descoberta é uma grande realização científica e de engenharia para a TESS", afirma Kostov. "Para estudos atmosféricos de pequenos planetas, você precisa de órbitas curtas ao redor de estrelas brilhantes, mas esses planetas são difíceis de detectar. Esse sistema tem o potencial para estudos futuros fascinantes."

A pesquisa explica que nenhum dos planetas se encontra dentro da "zona habitável" da estrela, ou seja, um local em que a água líquida poderia existir em suas superfícies. Todos eles ocupam o que os cientistas chamam de zona de Vênus: onde um planeta com uma atmosfera inicial parecida com a Terra poderia sofrer um efeito estufa e ficar com a atmosfera semelhante ao de nosso vizinho do Sistema Solar, Vênus.

Fonte: site da Revista Galileu - 31/05/2019 - http://revistagalileu.globo.com


Comentário: Pois é leitor, a planetologia é uma área da ciência astronômica realmente fascinante, e deverá avançar muito na medida que a tecnologia astronômica alcance maiores níveis de desenvolvimento.

Comentários