Oumuamua Não é Uma Nave Espacial Alienígena, Afirma Novo Estudo

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (01/07) no site do jornal “Correio Braziliense” destacando que segundo novo estudo o tal objeto Oumuamua não é uma nave espacial alienígena.

Duda Falcão

CIÊNCIA E SAÚDE

Oumuamua Não é Uma Nave Espacial Alienígena, Afirma Novo Estudo

Nova análise do estranho objeto que cruza o Sistema Solar refuta a ideia de que o Oumuamua seja uma nave e traz explicações naturais para seu estranho comportamento

Por Lorena Costa*
Correio Brazilienze
Postado em 01/07/2019 - 18:49
Atualizado em 01/07/2019 - 18:53

(Foto: ESO/M.Kornmesser)

Em outubro de 2017, astrônomos da Universidade do Havaí, por meio do telescópio Pan-STARRS, avistaram um objeto interestelar rochoso e alongado visitando nosso Sistema Solar. Características incomuns, como trajetória e velocidade inesperadas, fizeram com que especialistas afirmassem não ser possível descartar a possibilidade de o Oumuamua ("mensageiro", em havaiano) ser uma espaçonave alienígena enviada por uma civilização distante com o propósito de estudar este canto do Universo

Agora, no entanto, uma nova análise — liderada por Matthew Knight, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e Alan Fitzsimmons, da Queen's University Belfast, na Irlanda do Norte — refuta a teoria de que o objeto seja uma nave espacial e afirma que uma série de fenômenos naturais podem explicar o comportamento do Oumuamua. O artigo de Knight e colegas foi publicado na revista especializada Nature Astronomy nesta segunda-feira (1º/7).

Com uma forma alongada semelhante à um de um charuto, com 400m de comprimento e 40m de largura, o Oumuamua possui uma superfície avermelhada que lembra a de muitos objetos observados no Sistema Solar. Entretanto, sua trajetória parece caótica e seu brilho costuma mudar de maneira abrupta. Outro aspecto inusitado é o fato de o objeto acelerar como um cometa em determinados momentos, mas não haver qualquer sinal de emissão gasosa.

"Nós nunca vimos nada como o Oumuamua no nosso Sistema Solar. A hipótese da nave espacial alienígena é engraçada, mas nossa análise sugere que ainda há uma gama de fenômenos naturais que poderiam explicá-lo", ressalta Knight.

Gigante Gasoso

A equipe de 14 cientistas apresenta como uma das possíveis explicações a ideia de que o objeto chegou à área de influência do Sol após ter sido ejetado de seu sistema estelar de origem, por inflência de algum planeta gigante gasoso, semelhante a Júpiter. 

Ao "escapar" de seu sistema, o Oumuamua teria entrado no Sistema Solar mostrando um comportamento nunca observado pelos cientistas, mas não necessariamente raro no Universo. Os pesquisadores acreditam que, com telescópios mais potentes, como o Grande Telescópio de Levantamento Sinóptico (LSST), em construção no Chile, outros "visitantes interestelares" como o estranho corpo poderão ser descobertos e estudados. 

"Nos próximos 10 anos, esperamos começar a ver mais objetos como o Oumuamua. O LSST será mais rápido do que qualquer outro telescópio em termos de capacidade de encontrar pequenos visitantes interestelares", explica Knight. "Podemos começar a ver um novo objeto todos os anos. É quando começaremos a saber com certeza se o Oumuamua é estranho ou comum."

*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende


Fonte: Jornal Correio Braziliense - https://www.correiobraziliense.com.br -  01-07-2019

Comentário: Pois é leitor, mais um desses estudos baseados no achismo, já partindo da ideia arrogante de que o objeto não pode ser uma nave alienígena, ou seja, um estudo furado sem a menor base cientifica,  e logo a corrente contraria deverá divulgar um outro estudo comprovando o contrario, ou seja, na realidade uma guerrinha de egos que não leva a nada. No entanto, pelo menos a passagem deste misterioso objeto pelo nosso sistema solar, aliada a essa discussão polarizada desses cientistas egocêntricos, parece ter animado a ESA (Agencia Espacial Europeia) a se preparar para colocar sondas espaciais em pontos chaves no espaço, no aguardo de uma nova oportunidade como essa do Objeto Oumuamua, e assim além dos ganhos tecnológicos e científicos, tentar evitar esse circo egocêntrico polarizado sem sentido protagonizado por essa gente de umbigo grande.

Comentários