CJU Visita o IEAv, Conhecendo os Projetos de CT&I e Seus Impactos no Cenário Internacional

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) tendo destacando que a CJU de São José dos Campos-SP, esteve conhecendo os projetos de CT&I e seus impactos no cenário internacional.

Duda Falcão

CJU Visita o IEAv, Conhecendo os Projetos de CT&I e Seus Impactos no Cenário Internacional

IEAv - Instituto de Estudos Avançados


No mês de junho, o IEAv teve a honra de receber a visita da egrégia Juíza, Coordenadora da Consultoria Jurídica da União em São José dos Campos- CJU/SJC, Dra. Gabriela da Silva Brandão.

Acompanhada do Dr. Álvaro Fabrício dos Santos, também advogado da União, a Dra. Gabriela reuniu-se com o Diretor do IEAv, Coronel Av Lester de Abreu Faria, na sala de reuniões do Prédio da Direção, onde assistiu a uma apresentação do Portfólio de Tecnologias Disruptivas desenvolvidas em nosso Instituto, bem como dos gargalos a elas relacionados com relação à sua execução, como projetos de C&T e Inovação.

Os visitantes foram então conduzidos aos laboratórios da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica – EAH, nos quais foram recebidos pelos Doutores Dermeval Carinhana e Israel Rego, Chefe da Divisão e Gerente do Projeto “Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper)” respectivamente, os quais detalharam as fases do Projeto e seus princípios básicos, dirimindo as dúvidas dos visitantes.

Durante as explicações, a Dra. Gabriela teve a oportunidade de realizar vários questionamentos e de tecer comentários de grande valor para a condução do Projeto, uma vez que expressaram a visão da autoridade judicial que, em todos os momentos, deixou transparecer seu interesse e entusiasmo pelo trabalho desenvolvido nas Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT) da FAB.

O Diretor do IEAv, Coronel Lester de Abreu Faria, ao término da visita, afirmou que “mais uma vez a visita do CJU nos faz ter a certeza de que todas as engrenagens do Governo Federal estão alinhadas e em consonância com o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, em prol da soberania Nacional. A visita da Dra. Gabriela nos demonstra o interesse do CJU em melhor compreender os processos que avalia, a fim de um melhor assessoramento e de um melhor e mais seguro processo de contratações e desenvolvimento de CT&I. O Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 10.973) ainda é muito recente e pouco explorado em suas potencialidades pelas ICT, e atitudes dessa natureza do CJU, de sair de seus escritórios e conhecer os produtos que avaliam e assessoram, só nos faz confiar, cada vez mais, nas peças dessa engrenagem e acreditar em um futuro promissor e transformador para o nosso País”



Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Bom leitor, não é a primeira vez que isso acontece e não será a ultima. Desde a criação do Blog BRAZILIAN SPACE temos atuado de forma isenta, apoiando fatos positivos e metendo o pau em fatos negativos, isto independente de nossas convicções políticas, como alias deve proceder todo profissional que atua nessa área de divulgação para sociedade, coisa que infelizmente não tem acontecido, contaminados que foram pela ideologia vermelha, por interesses financeiros, e pela propagação do Fake News. Na noticia acima, o Governo Bolsonaro, o MD, o COMAER, e mesmo o simpático e acessível Cel. Lester, podem acreditar que essa visita venha realmente resultar em ações positivas da CJU/SJC, mas até que me provem do contrario, sinceramente não acredito nesta possibilidade. A verdade é que a falta de sensibilidade e muitas vezes de seriedade e brasilidade da CJU/SJC, tem há décadas se tornado um dos grandes empecilhos para o desenvolvimento do programa espacial do país, e para que essa postura mude de uma hora para outra como num passe de mágica alá David Copperfield, só mesmo fazendo uma total e completa limpeza dentro deste órgão e evidentemente de uma política espacial realmente adequada, efetiva e comprometida com a CT&I. Enfim...

Comentários