Astrônomos da NASA Descobrem Planeta em Um Sistema Com Três Estrelas

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (30/07) no site da Revista Galileu destacando que Astrônomos da NASA descobrem planeta em um sistema com três estrelas.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO - NASA

Astrônomos Descobrem Planeta em Um Sistema Com Três Estrelas

O exoplaneta LTT 1445Ab é só um pouco maior do que a Terra, mas sua temperatura de 155ºC é quente demais para abrigar vida

Por Redação Galileu
30/07/2019 – 10h39
Atualizado - 10h39

Foto: ESO/L. Calçada/M. Kornmesser
Representação do exoplaneta LTT 1445Ab com suas três estrelas.

Sabe aquela expressão "um Sol para cada um"? É mais ou menos assim no exoplaneta LTT 1445Ab, detectado pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA. De acordo com os astrônomos, o planeta está localizado em um sistema com três estrelas anãs-vermelhas — uma delas fica em uma órbita menos visível enquanto as outras duas ficam dispostas no horizonte como se fossem duas  "luas" permanentes e avermelhadas (ao melhor estilo de Tatooine, de Star Wars). 

O exoplaneta descoberto é possivelmente rochoso e apenas um pouco maior do que a Terra (tem 1,35 vez a dimensão de nosso planeta), mas é quente demais para abrigar vida, com uma temperatura média de 155ºC.

O LTT 1445Ab está a 23 anos-luz de distância, um trajeto "curto" em termos astronômicos, considerando que a galáxia Andrômeda, a galáxia espiral mais próxima da Via Láctea, está a cerca de 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Cada ano luz equivale a 9.461.000.000.000 quilômetros.

Foto: ESO/L. Calçada
Visão que um observador teria da atmosfera do LTT 1445AB.

Ele também é o mais próximo planeta a estar transitando uma estrela anã-vermelha. Esse tipo de estrela está entre as mais frias do grupo de estrelas que fazem fusão de hidrogênio e hélio em seus núcleos. A temperatura das anãs-vermelhas chega até a 3,5 mil ºC, sendo que o Sol tem temperatura média de 6 mil ºC.

Apesar das condições inóspitas do LTT 1445Ab, os astrônomos acreditam que, pelo fato dele ser rochoso e orbitar em frente às suas três estrelas, o exoplaneta possa ser útil para testes. Por exemplo, acredita-se que o local seria ideal para verificar o funcionamento de máquinas de detecção de metano e dióxido de carbono em um futuro próximo.


Fonte: site da Revista Galileu - 30/07/2019 - http://revistagalileu.globo.com

Comentários