Agência Espacial Participará da 71ª Reunião da SBPC em Campo Grande (MS)

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada hoje (17/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a agência participará da “71ª Reunião da SBPC” em Campo Grande (MS).

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Agência Espacial Participa da 71ª Reunião da SBPC em Campo Grande (MS)

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 17/07/2019 - 19h51
Última modificação: 17/07/2019 - 19h58


Com o tema Ciência e Inovação, nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social, a Agência Espacial Brasileira (AEB) participará de 21 a 27 de julho, do maior evento científico da América Latina, a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande.

Este ano, quando se comemora os 50 anos da chegada do homem à Lua, 13 anos da Missão Centenário, e 25 anos da Agência Espacial Brasileira (AEB) estão programadas diversas atividades científicas e culturais, como conferências, mesas-redondas, minicursos, sessões especiais, assembleias, reuniões de trabalho e outros encontros.

A AEB preparou um panorama amplo do que se faz hoje de melhor na área espacial no Brasil, bem como os benefícios trazidos pelo Programa Espacial à sociedade. A programação foi preparada com o objetivo de mostrar aos visitantes os avanços da ciência e a promoção do debate sobre políticas públicas de ciência e tecnologia

Na Avenida da Ciência, espaço que reúne as unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a AEB estará presente durante sete dias com exposições, palestras, oficinas, exposições, vídeos e atividades relacionadas ao Programa Espacial Brasileiro (PEB).

A importância, o funcionamento e os benefícios dos satélites de grande porte, como o Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), o satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS), o Amazonia e o Satélite de Coleta de Dados (SCD), serão temas de destaques das oficinas e exposições da AEB.

O público que visitar o evento vai ter a oportunidade de assistir filmes em 360º no Planetário Móvel e também conferir a exposição de maquetes dos satélites brasileiros, Amazonia-1, SGDC, CBERS, SCD e do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM). A Missão Asteróide e algumas relíquias da Missão Centenário, a que levou Marcos Pontes, único astronauta brasileiro, à Estação Espacial Internacional (ISS), estarão expostas no estande da AEB.

No espaço da SBPC-Jovem serão realizadas oficinas com conteúdo educativo sobre satélites, veículos lançadores, plataformas e aplicações espaciais. O objetivo das atividades é despertar vocações e o interesse do público pelo setor espacial.

Palestras

§  Acordo de Salvaguardas Tecnológicas – Alcântara
§  Programa Espacial Brasileiro
§  Nanossatélites
§  Programa Globe da Nasa, no Brasil
§  Mesa-redonda – A Base de Lançamento de Alcântara e os Novos Desafios colocados às Comunidades Quilombolas”

Acesse aqui a programação completa do evento.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários