Confirmada a Contratação do Lançamento do Segundo Canarinho Verde e Amarelo do Programa NanosatC-Br do INPE

Olá leitor!

Olha aí, uma boa notícia para o PEB. Em contato com o pesquisador do INPE, o Dr. Otávio Cupertino Durão, fui informado de que finalmente o segundo canarinho verde e amarelo do Programa NanosatC-Br, ou seja, o nanosatélite “NanosatC Br-2”, teve  finalmente o seu lançamento contratado, e o mesmo deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2020, através de um foguete que ainda deverá ser anunciado pela equipe.

Segundo o Dr. Durão, o “Br-2” terá abordo 7 cargas uteis, quase todas já entregues. São elas:

* Um subistemas de determinação de atitude com tripla redundância (desenvolvido pela UFMG, UFABC e pelo INPE);

* Uma sonda de Langmuir para medidas da ionosfera (desenvolvida pelo INPE);

* Um experimento de comunicação do tipo "store-forward" (desenvolvido pelo AMSAT-Br/LABRE);

* Uma versão II dos experimentos que estão no Br-1 (este por sinal completou 5 anos de operação em 19 de Junho ainda enviando dados úteis da plataforma e dos experimentos);

* Um circuito integrado com proteção à radiação projetado que foi pela Santa Maria Design House (SMDH), da UFSM;

* um FPGA com software tolerante a falha (desenvolvida pela UFRGS); e

* um magnetômetro (desenvolvido pelo INPE).

“Esta placa está fabricada (pelo que sei no limite da tecnologia nacional para este tipo de fabricação) e em testes finais na SMDH da UFSM antes de ser enviada para nós. Todas as outras cargas úteis estão conosco sendo integradas no modelo de engenharia. Para o Br-2 desenvolvemos também o software de bordo, tanto o de gerenciamento de dados, quanto o de controle”, complementa o pesquisador do INPE.


A Sonda de Langmuir desenvolvida pelo INPE sendo integrada à plataforma de serviço do NanosatC-Br2.

Outra boa notícia divulgada pelo Dr. Durão é que o “NanosatC-Br2” foi convidado para participar em dezembro deste ano, com outras missões previstas para serem lançadas até 2020 para o estudo de ITM (ionosfera, troposfera, mesosfera), de uma sessão do “Fall Meeting" da American Geophysical Union (AGU), em São Francisco-CA (EUA), a fim de formar uma constelação com os dados científicos sendo compartilhados entre estas diferentes missões.

“São todas missões de maior porte (GOLD, ICON, SPORT e COSMIC-II, entre outros). Muitas delas serão lançados pela ISS em um plano orbital de 55°. Como o nosso será em órbita polar, por si só já é atraente para esta composição. É uma grande oportunidade mas também uma grande responsabilidade!”, finaliza o Dr. Durão.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Dr. Nelson Schuch (Coordenador-Geral do Programa NanosatC-Br e pesquisador do Centro Regional Sul do INPE, em Santa Maria-RS), o Dr. Otávio Cupertino Durão (coordenador do programa na unidade do INPE em São José dos Campos-SP) e as suas equipes pelo sucesso e o reconhecimento (inclusive internacional) alcançado. Pois é leitor, é como eu sempre eu digo, só se estabelece quem tem competência. Quiçá o Programa NanosatC-Br venha sofrer continuidade, e quem sabe sempre visualizando objetivos cada vez mais significativos.

Veja abaixo uma interessantíssima matéria que contou com a participação do Dr. Durão sobre o uso dos nanossatélites, exibida que foi pelo programa 'Matéria de Capa' da TV Cultura em agosto de 2014. Vale a pena conferir.



Duda Falcão

Comentários

Postar um comentário