AEB Promove I Workshop Sobre Encomendas Tecnológicas

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem (18/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que para difundir o conhecimento acerca do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação a agência promoverá dia (07/08) em São José dos Campos–SP, o “I Workshop sobre Encomendas Tecnológicas”.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

AEB Promove I Workshop Sobre Encomendas Tecnológicas

Publicado em: 18/07/2019 20h21
Última modificação: 18/07/2019 20h28


Para difundir o conhecimento acerca do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que alterou a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e outras leis, a Agência Espacial Brasileira (AEB) vai realizar, no dia 7 de agosto, no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), o I Workshop sobre Encomendas Tecnológicas. O evento tem o objetivo de incentivar a aplicação da lei por parte das entidades governamentais e privadas que atuam no setor espacial.

O Workshop das ETECs contará com a participação de especialistas dos órgãos de controle, como Controladoria Geral da União (CGU), Advocacia Geral da União (AGU), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos (SP), além de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/IAE/IAV), indústria e AEB.

O evento também tem o objetivo de buscar maior segurança dos agentes na utilização desse mecanismo, de forma a beneficiar o contínuo amadurecimento tecnológico que o Programa Espacial Brasileiro demanda.

As inscrições do I Workshop das ETECs são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço http://etec2019.aeb.gov.br/


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. Parabéns a Agência e ao seu presidente, o Sr. Carlos Moura por essa iniciativa.

Comentários

  1. Olá Duda.
    Pelo mesmo que eu saiba AEB não faz satélites, não faz foguete, não faz centro de lançamento, não forma Astronautas, não tem astrônomos estudando o espaço. Tudo que eu vejo a AEB fazendo é a parte política e judicial do PEB, e divulgação da ciência que nem essa feira em são José vai fazer.
    Realmente esses são os únicos trabalhos da AEB? Ou eles deveriam estar fazendo outras coisas?
    Abraço e continue o ótimo trabalho Duda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando F!

      Não, esta não é a função da AEB. Ela é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a 'Política Espacial Brasileira'. Os órgãos de execução (INPE, IAE, IEAv etc...) é que são os responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos estabelecidos por essa mesma política. Em minha opinião a AEB deveria atuar como a NASA, tendo laboratórios próprios e associados para operacionalizar a política que ela coordena, mas existe uma serie de empecilhos que impedem a utilização deste modelo, infelizmente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Entendi, isso explica porque o INPE parece mais ser a NASA brasileira por assim dizer do que a AEB, no sentido de fazer missões espaciais mesmo.
      Muito obrigado pelo explicação.

      Excluir
    3. Olá Fernando F.!

      Não há necessidade de agradecer amigo, dento do possível estamos aqui pra isso, mas obrigado assim mesmo pelo reconhecimento ao nosso trabalho.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário