Educação - Ministro Pontes Se Reuniu Com Vice-Presidente Executivo do Space Florida

Olá leitor!

Como citado no vídeo da nota anterior pelo nosso Ministro-Astronauta Marcos Pontes, esta semana, mais precisamente no dia (17/07), o ministro esteve reunido com o vice-presidente executivo da Space Florida (agência de desenvolvimento econômico aeroespacial do Estado da Flórida), o Sr. Howard Haug, para assim discutir a possibilidade de parcerias entre o Brasil e os EUA na Educação Científica & Espacial, mais precisamente na área de Cubesats, o que é realmente leitor uma grande ideia.

Na realidade, segundo o ministro essa ideia visa colocar Cubesats nas escolas de ensino médio brasileiras, para que os seus alunos projetem e testem esses pequenos satélites com a possibilidade de lançamento ao espaço dos melhores projetos executados. Veja abaixo leitor fotos deste encontro que pode vir a se tornar um grande divisor de águas na educação pública brasileira. Educadores, fiquem atentos.


Aproveitando a oportunidade amigo leitor, sabendo que o nosso ministro é um dos nossos leitores (fato  que nos orgulha muito, pois comprova a qualidade do nosso trabalho) gostaria de fazer mais uma sugestão ao mesmo.

Ministro, temos uma base de lançamento espetacular subutilizada (CLBI), temos foguetes de diversos tamanhos da mesma forma pouco utilizados, temos alunos nas universidades publicas brasileiras motivados e precisando de desafios, porque então não estabelecer com universidades americanas, latino americanas ou mesmo europeias (uma alemã já esteve lançando um foguete do CLBI pouco anos atrás) projetos conjuntos na área de ciências e tecnologias espaciais se utilizado desta infraestrutura?

Como exemplo disso ministro nos temos no Andoya Rocket Certer (ARC), na Noruega, dois programas, ou seja, o ‘Programa CaNoRock’, que é um programa estudantil canadense-norueguês de intercâmbio usando foguetes, realizado e coordenado pelo Centro Espacial Norueguês (NSC) e pela a Agência Espacial  Canadense (CSA), e o ‘Programa CaNoSat’, que é um programa estudantil na área de cubesats, também realizado e coordenado por essas duas instituições.

Já na Swerdish Space Corporation (SSC), na Suécia, nos temos os ‘Programas REXUS e BEXUS’ realizado sob um acordo bilateral entre o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e a Agência Espacial Nacional Sueca (SNSA) e as vezes também com a colaboração da Agência Espacial Europeia (ESA) que disponibiliza o lançamento de experimentos de estudantes suecos e alemães e as vezes de outros países europeus se utilizando de foguetes e balões meteorológicos.

Ainda na SSC ministro, além desses dois programas citados acima, existe também o ‘Programa STERN’, programa este para estudantes com o objetivo de desenvolver, construir e lançar os seus próprios foguetes. Este programa ministro tem como fim ensinar aos estudantes de engenharia e ciência como colocar seus conhecimentos técnicos o mais cedo possível para o teste, não havendo restrições na altura do foguete. As equipes de alunos têm três anos para desenvolver seus foguetes que voam acima de 5 km, tendo a oportunidade de lançar os mesmos da Base de Esrange, na Suécia. Pois então ministro, as possibilidades são enormes e o exemplos estão ai, pense no assunto.

Duda Falcão

Comentários