Grupo de Sistemas Aeroespaciais (GSA) da UNILA Apresenta a 'Missão CAPIVARA'

Olá leitor!

Coordenado pelo Prof. Oswaldo Barbosa Loureda dentro da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) de Foz do Iguaçu-PR, o Grupo de Sistemas Aeroespaciais (GSA) apresentou no dia 27/06, através de sua página oficial no Facebook, a “Missão CAPIVARA (Construção de Aparato de Pesquisa e Inovação de Veículos Aeroespaciais com Recuperação Autônoma)”, missão esta que consiste em um projeto que tem por objetivo permitir ao grupo adquirir a capacidade de projetar e construir sistemas com tecnologias críticas como, por exemplo, motores de foguetes, sistemas de controle e telemetria, interfaces para carga útil e sistema de recuperação.

A missão será composta de um foguete com motor a propelente sólido tendo em vista alcançar um apogeu de 3 mil metros levando a bordo até 4 quilogramas de carga útil.

Concepção artística do foguete da Missão CAPIVARA.

Já a carga útil será um simulador de satélite, do tipo cubesat, que está em desenvolvimento pelo GSA e que permitirá o teste de tecnologias que posteriormente poderão ser utilizadas para construção de satélites.

Ainda segundo a nota do Grupo, o lançamento do foguete da ‘Missão CAPIVARA’, ocorrerá no Desafio Espacial Latino-Americano (LASC - Latin American Space Challenge), competição esta que acontecerá de 9 à 11 de agosto, na cidade de Tatuí-SP, e onde estarão presentes grupos aeroespaciais do Brasil, da América Latina e da Europa.

O Blog BRAZILIAN SPACE aproveita para desejar sucesso ao GSA e aos seus integrantes com esta nova missão. Avante Missão CAPIVARA.

Duda Falcão

Comentários