Nota à Imprensa - INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota oficial à imprensa postada hoje (22/07) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), relacionada as recentes declarações do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Sr. Ricardo Galvão, em resposta ao questionamento do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro em relação aos dados de desmatamento.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Nota à Imprensa - INPE

Nota à Imprensa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Por ASCOM
Publicado 22/07/2019 - 12h20
Última modificação 22/07/2019 - 12h25

Foto: Nota Oficial – MCTIC

Com relação aos dados de desmatamento produzidos pelo INPE, organização pelo qual tenho grande apreço, entendo e compartilho a estranheza expressa pelo nosso presidente Bolsonaro quanto à variação percentual dos últimos resultados na série histórica.

A contestação de resultados, assim como a análise e discussão de hipóteses, são elementos normais e saudáveis do desenvolvimento da Ciência, suas teorias e metodologias.

Portanto, o MCTIC está solicitando ao INPE um relatório técnico completo contendo os resultados da série histórica dos últimos 24 meses, assim como informações detalhadas sobre os dados brutos, a metodologia aplicada e quaisquer alterações significativas desses fatores no período

O relatório será analisado conjuntamente pelos técnicos do MCTIC, do INPE e do MMA, sempre visando a melhoria continuada do monitoramento e preservação ambiental, assim como o aperfeiçoamento das ferramentas e metodologias empregadas no sistema.

Sobre as declarações do diretor do INPE, organização vinculada ao MCTIC, que foram feitas à imprensa em resposta ao questionamento do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro em relação aos dados de desmatamento:

Embora entenda o contexto do fator emocional, discordo do meio e da forma utilizada pelo diretor, visto que não corresponderam ao tratamento esperado na relação profissional, especialmente com o Chefe do Executivo do País.

Em consequência, o Diretor do INPE foi convidado pelo MCTIC para esclarecimentos e orientações. A partir dessa reunião serão definidos novos passos.

Portanto, o tratamento das questões relativas aos dados de desmatamento e as declarações do diretor do INPE está em curso, não havendo no momento mais nada a acrescentar sobre o assunto. Havendo desdobramentos significativos em qualquer das questões, eles serão divulgados oportunamente.

Marcos Pontes
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário: Pois é leitor, tá ai a resposta com tapa de película do nosso ministro contrária a forma grosseira, descortês e antiprofissional desse senhor que extrapolou todos os níveis possíveis de comportamento aceitável condizente com a sua função de servidor público. Fui até procurado para aqui publicar as suas grosseiras afirmações que saíram na mídia, e me recusei por não concordar com o seu comportamento descontrolado e apaixonado pela cor vermelha, e como cidadão brasileiro se dependesse de mim, esse individuo seria enviado para 'Cochinchina', isto caso ainda queira continuar como servidor. Pessoas como esta leitor não acrescentam absolutamente nada e só fazem atrapalhar, e sendo assim não sendo útil é totalmente dispensável.

Comentários

  1. Quem primeiro foi completamente desrespeito com os cientistas deste instituto de pesquisa altamente respeitado nacionalmente e internacionalmente. Quem tinha que ter sido repreendido era o Ministro do MMA de apoio ao desmatamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!

      Mesmo que você esteja certo, e aqui não estou dizendo que está, um erro, jamais, jamais, em hipótese nenhuma, justificará um outro. O comportamento deste senhor, especialmente sendo quem é, é inaceitável e demonstra a sua incapacidade profissional de exercer o cargo que ocupa. Ponto.

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Hierarquia e disciplina são pilares em uma democracia, de verdade. Perfeita a atitude do ministro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário