IEAv Recebe Comitiva da ECEMAR, Futuros Decisores da Força Aérea Brasileira, e Apresenta os Seus Projetos

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando de que o instituto recebeu comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), futuros decisores da Força Aérea Brasileira (FAB), e apresenta os seus projetos.

Duda Falcão

IEAv Recebe Comitiva da ECEMAR, Futuros Decisores da Força Aérea Brasileira, e Apresenta os Seus Projetos

IEAv - Instituto de Estudos Avançados


Em junho passado, o IEAv recebeu a visita da delegação da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica – ECEMAR, tendo a bordo o seu comandante, Brig Ar Renato, e mais 105 alunos (oficiais superiores da FAB), os quais  puderam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido em nosso Instituto e interagir diretamente com os nosso pesquisadores. Estes tiveram a oportunidade de mostrar detalhes dos Projetos Estratégicos do COMAER e das demais linhas de pesquisas que gerenciam e conduzem, nas mais diversas áreas de atuação dentro de nossas Divisões e Laboratórios.

O Diretor do IEAv, Cel Av Lester, recepcionou a comitiva e abriu os trabalhos com uma palestra situando a assistência sobre o histórico do IEAv, sua Missão, Visão e Valores. Dentro do contexto mundial, ressaltou a importância dos projetos aqui desenvolvidos não só para o fortalecimento da FAB, mas também visando à própria soberania Nacional.

O Cel Av Lester destacou, ainda, que “poder receber a Comitiva da ECEMAR é um grande prazer para o IEAv e uma grande deferência por parte da Escola, na medida em que nos permite apresentar-nos como um potencial solucionador de problemas dos diferentes Grandes Comandos da FAB, passar conhecimentos que ainda são desconhecidos pelo grande público e, principalmente, mostrar a importância da Ciência e Tecnologia para a Geração de Assimetria de Poder e para a Soberania Nacional. Receber os alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) é mais do que falar para um público competente e seleto... é falar para multiplicadores de conhecimento de alto nível e para os futuros decisores da FAB, nas mãos dos quais os destinos de uma Nação soberana estarão pairando.”




Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Pois é leitor, em nossa modesta opinião é realmente surpreendente a gestão que vem sendo realizada no IEAv pelo Coronel Aviador Lester de Abreu Faria, e o Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza-o pelo seu desempenho. Porém caro amigo leitor, infelizmente pelo que sabemos existe uma forma de operacionalização dentro da FAB que é um tremendo desatino e altamente incompatível na área de desenvolvimento científico e tecnológico. Me refiro a troca de gestão de seus institutos ha cada dois anos. Afinal leitor, só se deve trocar uma gestão por incompetência ou mesmo por solicitação pessoal do gestor, e na FAB é uma regra básica adotada há décadas que atrapalha qualquer planejamento nessa área, especialmente em um instituto de vanguarda como é o IEAv.  O IEAv é neste momento uma joia da FAB que felizmente parece estar sendo bem gerido pelo Cel. Lester, e até que o coronel venha solicitar uma mudança, o mesmo deve permanecer gerindo este instituto Presidente Bolsonaro. Exemplo este inclusive que deve ser seguido, dando assim um fim definitivo nesta prática ‘sem pé nem cabeça’ dentro dos nossos institutos militares. Se é competente, dinâmico, comprometido, visionário e mostra resultados, tem de ficar, ponto.

Comentários

  1. Oi, meu amigo... é o Cel lester, Diretor do IEAv, para aqueles seguidores de seu blog que ainda não me conhecem...
    me sinto muito lisonjeado pelas suas palavras... ainda mais vindo de uma pessoa qualificada e conhecedora do setor espacial como você o é... infelizmente estarei sendo substituído por um novo comandante agora na virada do ano... estes dois aos foram um período muito fértil para o IEAv e para a Ciência e Tecnologia, não só na FAB, mas no Brasil e no Mundo... muitas foram as conquistas que esperamos sejam continuadas pelo próximo comandante e pelos novos gestores...
    é o que você tão bem expressou e que eu sinto realmente... dois anos em C&T é muito pouco tempo para conseguirmos resultados expressivos e impactantes, e estamos sempre à mercê de mudanças... para uma política mais concreta e continuada, os prazos devem ser maiores, mas os comandantes devem mudar a cada dois anos... o que nos resta é confiar em nossos sucessores e acreditar que o que plantamos vai florescer e multiplicar na gestão deles...
    Vamos todos torcer por uma política de Ciência e Tecnologia cada vez mais forte e de vanguarda no Mundo... o IEAv tem potencial para isso e vai ser sempre MOTIVO DE ORGULHO PARA O BRASIL...

    Mais uma vez, obrigado pelo seu apoio, pela sua torcida e por sua tão séria divulgação de nosso trabalho... CONTE SEMPRE CONOSCO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cel. Lester!

      Uma vez mais obrigado pela sua pronta resposta que confesso me surpreendeu pelo conteúdo corajoso. Sinceramente vou ficar na torcida para que essa pratica descabida "sem pé, nem cabeça', como eu já disse em meu comentário acima, venha ser execrada definitivamente dos institutos de pesquisas das Forças Armadas brasileiras, afinal, boa gestão é tudo e onde se faz a diferença. E aproveitando a oportunidade Cel. Lester, quero aqui confirmar a minha presença ai em São José dos Campos em novembro e preciso que o senhor entre em contato comigo pelo e-mail brazilianspace@gmail.com, para que assim possamos acertar os detalhes, tá ok? Fico no aguardo de seu contato.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário