Empresa de SJC Entrega ao IEAv o Projeto Executivo da Seção de Testes do Túnel Hipersônico à Combustão T5

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) tendo como destaque a empresa Thruone LTDA entregou para o instituto o projeto executivo para a fabricação da seção de testes do túnel de vento hipersônico à combustão T5.

Duda Falcão

Túnel Hipersônico T5 – A Maior e Mais Relevante Infraestrutura de Ensaios de Solo Hipersônicos da América Latina

IEAv - Instituto de Estudos Avançados


A empresa Thruone LTDA, localizada no Cluster Tecnológico de São José dos Campos, entregou para o IEAv o projeto executivo para a fabricação da seção de testes do túnel de vento hipersônico à combustão, denominado T5, atualmente, em desenvolvimento pela Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH) do Instituto. Este se mostra como a maior e mais relevante infraestrutura de ensaios de solo na área de hipersônica da América Latina, quem sabe, do Hemisfério Sul.

A partir dos requisitos operacionais e funcionais do túnel T5 desenvolvidos e estimados por nossos pesquisadores, a empresa contratada definiu a melhor configuração da seção de testes, a partir da qual, foram feitos desenhos preliminares 3D em sinergia com simulações de esforços estruturais, resultando finalmente, em desenhos detalhados 2D para fabricação.

“Ainda este ano, será iniciado o processo de fabricação e certificação do túnel T5, o qual será comissionado, exclusivamente, para a pesquisa e desenvolvimento competitivos de veículos hipersônicos e sistemas de propulsão hipersônica aspirada (scramjet), ambos em escala real de voo”, afirma o Pesquisador Chefe da EAH, Dr. Dermeval Carinhana Junior.

O túnel T5, cujo comprimento total é de 50 metros, contempla bocais de aceleração com contorno otimizado e a própria seção de teste projetada, sendo, portanto, capaz de produzir escoamentos hipervelozes, próximo a velocidades orbitais sobre protótipos de laboratório de até 4 m de comprimento por 1,2 m de envergadura. “Será o melhor dispositivo laboratorial hipersônico da América Latina. Sem dúvida, o maior”, completa Dr. Israel da Silveira Rêgo, Chefe da Subdivisão de Ensaios em Solo.”

Na ocasião da entrega do projeto, o Diretor do IEAv, Cel Av Lester Faria, afirmou que “mais uma vez o IEAv promove, por meio de contratos com empresas nacionais, o envolvimento de nossa Base Industrial com tecnologias aeroespaciais de alto valor agregado, gerando produtos diferenciados e impactantes nos cenários nacional e internacional, e contribuindo assim, com a economia, a geração de empregos e a capacitação de pessoal especializado na nossa cidade e no seu entorno”.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: Bom leitor, O Blog BRAZILIAN SPACE gostaria aqui de parabenizar o Ministério da Defesa (MD), o Comando da Aeronáutica (COMAER), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e o também Cel. Lester (diretor do IEAv) por esta conquista, certamente uma grande notícia para a Comunidade Hipersônica Brasileira, bem como o Programa Espacial Brasileiro como um todo. Confesso que só conhecia (inclusive presencialmente) os túneis hipersônicos T1, o T2 e o T3 (todos eles desenvolvidos no país), e sequer sabia até bem pouco tempo atrás de que já existia na  "Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH)" do instituto um túnel T4 e muito menos que estivesse em desenvolvimento um novo túnel hipersônico. Vamos torcer amigos e quiçá a partir de agora uma série de notícias positivas com essa se torne frequentes. Saravá meu pai.

Comentários

  1. Oi, amigo... Cel Lester, Diretor do IEAv, mais uma vez agradecendo pela divulgação de nossas notas!!!
    Então.... muita coisa tem realmente acontecido por aqui no IEAv nesses últimos dois anos... estamos ansiosos por sua visita em novembro para que possa ver com os próprios olhos o que estamos fazendo e o quanto evoluímos... vai ser realmente um prazer recebê-lo...
    Não só a área de hipersônica evoluiu bastante, mas também as demais áreas em que estamos atuando e que fazem parte de nossa missão institucional... vai se orgulhar da nuclear, cibernética e espacial, que juntamente com a hipersônica, compõem nosso roadmap tecnológico para os próximos 20 anos...
    Um excelente final de semana !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cel. Lester!

      Não há necessidade de agradecer coronel, estamos aqui para isso, e sempre divulgaremos com prazer as notícias dos ganhos científicos e tecnológicos provenientes do IEAv. Estaremos sim no instituto em novembro e será para mim uma experiencia engrandecedora conhecer de perto os novos avanços brasileiros nessas áreas. Obrigado pelo convite coronel e nos veremos em novembro. Bom final de semana também !!!

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário