South American Gemini Data Workshop

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada no informativo “LNA em Dia” de 20/12, destacando o “South American Gemini Data Reduction Workshop” ocorrido em São José dos Campos (SP) entre os dias 27 e 30/10.

Duda Falcão

South American Gemini Data Workshop

Marilia J. Sartori*

O “South American Gemini Data Reduction Workshop” foi realizado na cidade de São José dos Campos, Brasil, entre 27 e 30 de outubro de 2011, no Faro Hotel. O Workshop (http://www.lna.br/SAGDWorkshop/) foi organizado pelos Escritórios Nacionais do Gemini (NGOs) do Brasil, Argentina e Chile, tendo contado com o apoio de varias instituições dos três países e do Observatório Gemini. No Brasil o principal financiador foi o INCT-Astrofísica, mas contou também com o apoio do LNA e das instituições dos membros da comissão organizadora local: IAG/USP, UFMG, UFRGS e UNIVAP. Participaram 104 pessoas, alem dos três convidados do Gemini: 63 do Brasil, 32 da Argentina, 8 do Chile, 1 dos EUA (colaborador de um astrônomo brasileiro), sendo 50 estudantes de pós-graduação e 8 de graduação, 12 pos-doutorandos e 34 pesquisadores contratados. O elevado número de estudantes de pós-graduação e graduação realça o aspecto de formação do Workshop e a oportunidade que os estudantes tiveram de estar em contato direto com pesquisadores que utilizam os pacotes de redução do Gemini em seu cotidiano. Os participantes do Brasil pertencem a varias instituições de diferentes regiões do pais: UNIVAP, IAG/USP, IF/UFRGS, DAS/INPE, LNA, ON, UEFS, UFSM, OV/UFRJ, UFMG e UNIVASF (por ordem de numero de participantes).

O workshop promoveu o treinamento de usuários e potenciais usuários do Gemini sobre as etapas de redução de dados obtidos com os instrumentos mais utilizados pelas comunidades sul-americanas: GMOS, GNIRS, NIFS e NIRI. Houve também um treinamento introdutório sobre a utilização dos instrumentos que estão atualmente em comissionamento no Gemini Sul, de forma a divulgar suas capacidades cientificas e incentivar seu uso. O workshop consistiu em uma combinação de palestras e sessões praticas.

A palestra de abertura foi proferida por Ricardo Schiavon (Gemini Norte), que apresentou uma visão geral dos instrumentos Gemini em ambos os hemisférios, seguido de destaques recentes da ciência com base em dados do Gemini. Em seguida houve uma apresentação remota por Claudia Winge (Gemini Sul), que falou sobre o processo de aquisição de dados no Gemini, que vai desde a submissão de propostas, chamada de fase I, a preparação da fase II, onde a seqüência de observações é detalhada, até a coleta de dados e, finalmente, o armazenamento, o arquivamento e a distribuição dos dados.

Palestras sobre o processo de redução de dados foram dadas por astrônomos do Gemini e de NGOs: a redução de dados do GMOS foi coberta por Rodrigo Carrasco (Gemini Sul) e Ricardo Schiavon, a redução de dados do NIRI coberta por Cecilia Farina (FCAG-IALP, Argentina), e GNIRS e NIFS por Rachel Mason e Richard McDermid (Gemini Norte), respectivamente, que deram suas apresentações remotamente por videoconferência. Rodrigo Carrasco apresentou uma visão geral e o status atual de GeMS/GSAOI (“Gemini Multi-Conjugate Adaptive Optics System” e “Gemini South Adaptive Optics Imager”). Pascale Hibon (Gemini Sul) apresentou uma visão geral e o status atual do FLAMINGOS-2, um imageador e espectrógrafo multi-objetos no infravermelho próximo, que esta sendo comissionado atualmente no Gemini Sul.

Os arquivos das aulas e das palestras proferidas no Workshop estão disponíveis na pagina web http://www.lna.br/SAGDWorkshop/program.html.

Durante as sessões praticas, os participantes da oficina trabalharam na redução de dados em tempo real, assistidos pelos astrônomos do Gemini, por astrônomos dos NGOs e por usuários experientes. Alguns participantes levaram seus próprios dados, enquanto outros utilizaram dados fornecidos pela equipe do Gemini. A primeira sessão pratica, com cinco horas de duração, foi dedicada a redução de dados do GMOS em seus varios modos, a qual contou com a colaboração de Tiago Ricci (IAG/USP). A sessão pratica do dia seguinte, também com 5 horas de duração, trabalhou a redução de dados do GNIRS e foi coordenada por Alberto Ardila (LNA/MCT). No ultimo dia, 3 horas foram despendidas em uma sessão pratica sobre a redução de dados do NIFS, conduzida por Cassio Barbosa (UNIVAP) e Rogemar Riffel (UFSM).

* Marilia J. Sartori e Gerente do Escritório Brasileiro do Gemini e Vice Presidente da NTAC do Gemini.

Figura: Participantes do “South American Gemini Data Workshop”,
na entrada do hotel onde foi realizado o evento
(clique em cima da foto para ampliar)


Fonte: Informativo “LNA em Dia” do LNA - num. 22 - págs. 01 e 02 - 20/12/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022