Raupp Recebe Estudantes que Farão Mestrado na Ucrânia
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (08/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o presidente da AEB, Marco Antônio Raupp, recebeu ontem (07/12) em seu gabinete os dez estudantes da Universidade de Brasília (UnB) selecionados para o programa de mestrado em engenharia aeroespacial na Ucrânia.
Duda Falcão
Notícias
Presidente da AEB Recebe Estudantes
da UnB que Farão Mestrado na Ucrânia
AEB
08-12-2011
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp, recebeu ontem (07/12), os dez estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que foram selecionados para o programa de mestrado em engenharia aeroespacial, na Ucrânia.
A proposta com esta especialização é formar profissionais especializados para futuramente trabalhar na empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS). Os estudantes passarão seis meses na Ucrânia, onde terão contato com o Cyclone-4. Eles serão recebidos na universidade Dnipropetrovsk e voltarão ao Brasil para completar o mestrado.
Para o coordenador de investimentos estratégicos da Diretoria de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, João Valentin Bin, a especialização destes estudantes na Ucrânia será fundamental para fortalecer a cooperação entre os países e ajudar a diminuir um dos grandes problemas do Programa Espacial Brasileiro que é a falta de mão de obra qualificada.
“Eles serão os pioneiros deste programa. O sucesso deste empreendimento chamará a atenção de outros estudantes que por sua vez também procurarão a especialização nesta área”, diz.
O engenheiro mecânico Pedro Kaled, um dos integrantes do grupo de pós-graduação, concorda com o coordenador da AEB. Segundo ele, a parceria pode dar o “boom” que o Programa Espacial Brasileiro necessita. “Quando os foguetes começarem a ser lançados, a atração midiática para o PEB será grande e imediata . O retorno dessa exposição poderá vir sob o formato de mais investimentos tanto do setor privado quanto do público”, conta.
Outro aspecto que os lançamentos poderão acrescer ao PEB, segundo o estudante, é a possibilidade de chamar a atenção de novas mentes. Pedro Kaled, por sinal, é prova viva de como uma operação de lançamento pode atrair a curiosidade das pessoas. “Sempre gostei da área espacial. No entanto, o fato que me fisgou de verdade aconteceu quando tinha oito anos de idade. Pude ver in loco o lançamento da nave espacial americana Columbia a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. Desde aquele momento sabia que minha carreira futura seria voltada para a área espacial”.
Além de Pedro Kaled, também fazem parte do grupo que irá se especializar na Ucrânia os estudantes: Adriana Correa, André Souza, Cristiano Vilanova, Fábio Oliveira, Fábio dos Santos, Felipe Fraga, Gabriel de Oliveira, Jéfferson Chaurais e Rodrigo Gomes.
Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)
Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza todos os jovens estudantes da UnB selecionados para esse mestrado e em especial ao jovem “Pedro Luiz Kaled Da Cás”, que é o líder da equipe da UnB de propulsão híbrida participante do prêmio N-Prize. É verdade que não acreditamos no sucesso dessa mal engenhada empresa ACS, entretanto a experiência e o conhecimento que será adquirido por esses jovens no período que essa empresa operar, será benéfico no futuro para o verdadeiro programa espacial do país. Ficaremos aqui na torcida para que esses jovens aprendam o máximo durante o período que permanecerem na Ucrânia, mas que tenham sempre em mente a busca por tecnologias mais ecologicamente corretas e não as tóxicas trazidas pelos ucranianos sob a batuta de irresponsáveis como o ministro Mercadante. Sucesso para você Pedro e para todo o seu grupo.
Vou ficar muito convencido assim!!!
ResponderExcluirby O Pedro Kaled, Valeu Duda
Nã há de que Pedro, boa sorte para todos vocês.
ResponderExcluirAbs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)