Desm. na Amaz. Cai 11% e Atinge Menor Taxa em 24 Anos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (05/12) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento da Amazônia caiu 11% atingindo a menor taxa em 24 anos.

Duda Falcão

"Desmatamento na Amazônia Cai 11%
e Atinge Menor Taxa em 24 anos"

05/12/2011 - 19:28

Crédito: Lecino Filho (MCTI)
Os ministros Mercadante e Izabella com os
presidentes do INPE e do IBAMA

Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia perdeu 6.238 quilômetros quadrados (km²) de floresta. É a menor taxa anual de desmate registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), desde o início do levantamento, em 1988.

O número é calculado pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso.

A taxa de 2011 é 11% menor que a devastação registrada pelo INPE em 2010, de 7 mil km². Apesar da queda, a área desmatada na Amazônia Legal em um ano ainda é maior que o Distrito Federal ou quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

De acordo com o diretor do INPE, Gilberto Câmara, quase todos os estados da Amazônia registraram queda no desmatamento entre 2010 e 2011. Apenas em Mato Grosso e Rondônia os satélites verificaram aumento das derrubadas. Mato Grosso desmatou 1.126 km² no período, aumento de 20% em relação a 2010. Em Rondônia, o INPE registrou 869 km² de novos desmates em um ano, o dobro da área desmatada no período anterior.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários

  1. Esta é uma das partes do programa espacial brasileiro que deu certo , mas infelizmente tem muita gente que não tem a minima noção disso , exemplo era um cometário no site Terra de um leitor , sobre a noticia do lançamento do VS-30 , o comentário dizia o seguinte " Enquanto o Brasil lança foguetinho , um monte passa fome " . cada coisa ...

    ResponderExcluir
  2. Olá André!

    Pois é amigo, e os políticos se valem dessa desinformação do povo para continuarem sem atitude perante o programa e continuarão agindo dessa maneira até que o povo brasileiro venha tomar consciência da importância do PEB para o país.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário