IAE Conclui Ensaios em Solo do Motor-Foguete Líquido L5
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota publicada hoje (14/12) no site do
“Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)" destacando foram concluídos no IAE os
ensaios em solo do motor-foguete líquido L5.
Duda Falcão
Concluídos os
Ensaios em Solo do Motor L5
Campo Montenegro
14/12/2011
A Divisão de
Propulsão Espacial (APE) realizou com sucesso os ensaios de qualificação em
solo do Motor L5, concluindo, assim, uma importante etapa para a capacitação do
IAE no desenvolvimento da tecnologia de propulsão líquida.
Os ensaios do
Motor L5, que funciona com oxigênio líquido e etanol, foram retomados em agosto
de 2011 e serviram para verificar o desempenho desse motor em condições
atmosféricas, tendo sido realizadas medidas de empuxo, vazões, pressões e
temperaturas em diferentes pontos das linhas de alimentação dos propelentes,
bem como no próprio motor (cabeçote de injeção, câmara de combustão e tubeira).
Atualmente foram
fabricados e testados dois conjuntos idênticos do Motor L5, composto de
cabeçotes de injeção e câmara de combustão. O primeiro deles foi ensaiado com
êxito em 2005, tendo sido submetido a mais de 400 s de testes a quente. O
segundo motor totalizou, até o momento, aproximadamente 10 min de ensaios, em
tiros com duração de 40 s, 60 s e 120 s.
Para essa segunda
etapa, além dos ensaios de maior duração, também, foi testada pela primeira vez
uma a câmara de combustão feita de liga de aço Inconel, com cerca 2 mm de
espessura de parede.
O desempenho do
Motor L5 foi o esperado para as condições atmosféricas (em solo), estimando-se
que os parâmetros propulsivos estejam próximos aos dos previstos em projeto
para o vôo, ou seja empuxo de 5 kN (0,5 t) para ambiente de vácuo.
Video do ensaio do Motor-Foguete Líquido L5
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Bom, pelo que parece o IAE fecha o ano com
mais essa notícia boa, já que agora temos um motor-foguete líquido (ainda que modesto)
pronto para seu primeiro teste de vôo, que como o leitor poderá observar em
nota posterior, deverá ocorrer num espaço de tempo não tão longínquo. Parabéns
a todos profissionais que participaram desde agosto dessa campanha de ensaios.
Ótima notícia! Ao que tudo indica esse será um estagio de 'satelização' do VLS ou do VLM...
ResponderExcluirPeço licença para lhe enviar agora informações recente sobre o T-4000 argentino. Como já discutimos e você informou seus leitores, o foguete falhou. Agora lhe envio as fotos que seguem abaixo.
O foguete após a falha, não teve como esvaziar seus tanques, o que obrigou os argentinos a realizar um procedimento que eles chamam "neutralização" que consistiu em atirar (isso mesmo, com uma arma de fogo, um MAG!) desde um helicóptero e destruir o foguete para eliminar seu combustível interno. O procedimento, segundo eles, era para permitir a investigação das causas da falha, o que não era possível fazer com os tanques cheios.
O comentário é que o foguete não voa antes de 2018.
http://img337.imageshack.us/img337/3959/img3219x.jpg
http://img844.imageshack.us/img844/3156/img5340copia.jpg
http://img822.imageshack.us/img822/4007/tronadortirofusil01.jpg
Saudações.
Valeu Observador!
ResponderExcluirPostarei uma nota sobre essa notícia que você me trás agora.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Fico muito empolgado e contente em ver um propulsor de combustível líquido projetado e funcionando em solo brasileiro, porém 50 anos de programa espacial "quebra" um pouco esta empolgação. Em outras palavras: Pelo tempo já éra para estar-mos satelizando massas com propelente líquido e não efetuando testes em bancadas!!! Mas de qualquér forma parabéns aos profissionais envolvidos neste difícil projeto.
ResponderExcluirOlá Vando!
ResponderExcluirConcordo contigo, mas temos que lembrar que isso não foi realizado não por culpa dos profissionais do IAE que agora finalizaram os testes desse motor-foguete, e sim dos energúmenos de diversos governos durante esse período. Principalmente os últimos quatro. Já éramos para ter esse motor e o L15 qualificados em vôo, o banco de testes para motores-foguetes até 400 kN em funcionando, e o L75 sendo testado nesse banco, mas com esse tipo de mentalidade política vigente, fica complicado.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)