La Niña e ZCAS Influenciam Chuvas no Verão

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/12) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o La Niña e ZCAS influenciam chuvas no verão.

Duda Falcão

La Niña e ZCAS Influenciam
Chuvas no Verão

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011

A previsão para o primeiro trimestre de 2012 indica maior probabilidade de chuva na categoria acima da normal climatológica no norte da região Norte. Para o norte da região Nordeste, a maior probabilidade é de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica (75% de probabilidade). Apenas no centro-sul do Rio Grande do Sul as chuvas devem se situar entre as faixas normal (40% de probabilidade) e abaixo da normal (35% de probabilidade). Nas demais áreas do País, a previsão indica igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica).

Contudo, não se descartam condições de excesso de chuva em áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste sob influência do sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Elaborada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e centros estaduais, a previsão mostra que as temperaturas continuam dentro da normalidade no decorrer do trimestre na maior parte do Brasil, com possibilidade de valores ligeiramente abaixo da normal nas áreas onde há possibilidade de chuvas acima da normal.

Segundo a maioria dos modelos de previsão climática, condições de La Niña na faixa equatorial do Pacífico devem persistir até o início de 2012. A atuação desse fenômeno foi notada em praticamente todos os campos oceânicos e atmosféricos no decorrer do último mês.

Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser encontradas em http://infoclima1.cptec.inpe.br.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários