La Niña e ZCAS Influenciam Chuvas no Verão
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (19/12) no site do
“Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o La Niña e
ZCAS influenciam chuvas no verão.
Duda Falcão
La Niña e ZCAS Influenciam
Chuvas
no Verão
Segunda-feira, 19 de Dezembro de
2011
A previsão para o primeiro trimestre de 2012 indica maior
probabilidade de chuva na categoria acima da normal climatológica no norte da
região Norte. Para o norte da região Nordeste, a maior probabilidade é de chuva
entre as categorias normal e acima da normal climatológica (75% de
probabilidade). Apenas no centro-sul do Rio Grande do Sul as chuvas devem se
situar entre as faixas normal (40% de probabilidade) e abaixo da normal (35% de
probabilidade). Nas demais áreas do País, a previsão indica igual probabilidade
de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal
climatológica).
Contudo, não se descartam condições de excesso de chuva
em áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste sob influência do sistema
conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Elaborada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos
Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em
parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e centros estaduais,
a previsão mostra que as temperaturas continuam dentro da normalidade no
decorrer do trimestre na maior parte do Brasil, com possibilidade de valores
ligeiramente abaixo da normal nas áreas onde há possibilidade de chuvas acima
da normal.
Segundo a maioria dos modelos de previsão climática,
condições de La Niña na faixa equatorial do Pacífico devem persistir até o
início de 2012. A atuação desse fenômeno foi notada em praticamente todos os
campos oceânicos e atmosféricos no decorrer do último mês.
Informações adicionais sobre as condições oceânicas e
atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser
encontradas em http://infoclima1.cptec.inpe.br.
Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)
Comentários
Postar um comentário