Avibras, Embraer, e as Pequenas e Micros Como Ficam?

Olá leitor!

Trago agora para você uma reportagem exibida em 16/12/2011 pelo jornal da "TV Vanguarda 2ª Edição", destacando que a empresa brasileira Avibras de São José dos Campos (SP), começou a recontratar funcionários demitidos após acordo com as Forças Armadas.

Jornal da TV Vanguarda 2ª Edição - 16/12/2011

Vale lembrar que a Avibras além de atuar na área de Defesa atua também na área Espacial desenvolvendo os foguetes de treinamento FTB, FTI e o futuro FTA para os dois centros de lançamentos brasileiros, o de Alcântara e o da Barreira do Inferno.

Assim sendo, a recuperação dessa grande empresa brasileira e super importante tanto para o setor de Defesa como para o Espacial, onde inclusive acho que a Avibras deveria entrar com mais força.

Entretanto, apesar de haver uma sinalização positiva de que haverá investimentos consistentes por parte do governo para empresas grandes como a Avibras e Embraer, e médias como a MECTRON, Orbital entre outras, principalmente na área de Defesa, o mesmo não acontece na área Espacial, pelo menos para as micros e pequenas empresas do setor que lutam desesperadamente para sobreviver sem que sejam sequer notadas pela MCTI/AEB.

Acredito que esse é o caso de empresas como a Acrux Aerospace Technologies, INOTECH, Coyote Rockets Company (muitas delas incubadas em centros de pesquisas e universidades)  e de grupos inovadores como o “Edge Of Space”, “NTA” que sentem tremendas dificuldades para sobreviverem, apesar de desenvolverem tecnologias inovadoras e fundamentais para o desenvolvimento do programa espacial do país, inclusive algumas direcionadas a educação.

É preciso (sé é que o governo realmente pretende fazer algo) que o MCTI/AEB e o governo DILMA olhem com mais atenção para essas pequenas e micros empresas e grupos, abrindo editais e linhas créditos para as mesmas, pois é nesse setor onde a inovação acontece com o dinamismo que a área espacial necessita. Investimentos nas grandes empresas sim, mas também no setor onde a inovação acontece. Vale como sugestão.

Duda Falcão


Fonte: Site do VNews - http://www.vnews.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022