Órgão dos EUA Prem. Brasileiro por Atuação na Área Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (21/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que órgão dos EUA premia brasileiro por atuação na área espacial com o prêmio “William T. Pecora Award”.

Duda Falcão

Órgão dos EUA Premia Brasileiro por
Atuação na Área Espacial. “Pecora Award”
Será Entregue em Reunião do GEO

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2012

Pela primeira vez, o United States Geological Survey (USGS), órgão do governo americano vinculado à NASA, concede seu prêmio anual “William T. Pecora” a um cientista de fora dos Estados Unidos.  O brasileiro Gilberto Câmara, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), recebe a honraria nesta quinta-feira (22/11) às 19 horas no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu (PR), durante evento do Group on Earth Observations (GEO).

Junto à equipe do INPE, Gilberto Câmara se destacou por defender que dados orbitais de média resolução devem ser oferecidos gratuitamente aos usuários. O uso de dados de satélites de observação da Terra é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico sustentável e garante benefícios para a sociedade em áreas como agricultura, biodiversidade, clima, ecossistemas, energia, saúde, desastres naturais e recursos hídricos.

O Brasil, por meio do INPE, foi o primeiro no mundo a adotar uma política de dados livres – em 2004, quando as imagens do satélite sino-brasileiro CBERS foram disponibilizadas na internet. Outros países, como os Estados Unidos, seguiram o exemplo brasileiro.

O USGS é responsável pela recepção e disseminação de imagens de satélites de sensoriamento remoto nos Estados Unidos. O William T. Pecora Award é um reconhecimento a cientistas ou grupos que fizeram contribuições de destaque ao uso de satélites de observação da Terra para melhor conhecimento de nosso planeta.

O prêmio tem sido concedido desde 1974 em memória de William T. Pecora, diretor do USGS de 1965 a 1971 e responsável pelo Programa Landsat, cujos satélites registram as transformações do ambiente terrestre há quatro décadas.  No Brasil, a distribuição de dados dos satélites Landsat é feita desde 1973 pelo INPE, que possui um dos acervos de imagens mais antigos do mundo para registro das mudanças ambientais, urbanas e hídricas ocorridas no país.

Mais informações sobre o prêmio na página http://remotesensing.usgs.gov/pecora.php

Plenária do GEO

A construção de um sistema global que ofereça e transforme em informação vital para a sociedade os dados obtidos por satélites, entre outras tecnologias de observação da Terra, é um dos objetivos do GEO, organização intergovernamental sediada em Genebra, Suíça, que conta com 88 países, a Comissão Europeia e 61 organismos internacionais como Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)e Organização Meteorológica Mundial.

Realizada pela primeira vez no Brasil, a Plenária do GEO reúne cerca de 350 representantes de vários países e instituições durante os dias 22 e 23 de novembro no Mabu Thermas & Resort, em Foz do Iguaçu (PR).

Participam da Plenária o diretor do INPE, Leonel Perondi; o ministro Fabio Pitaluga, chefe da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço do Itamaraty e líder da delegação brasileira no evento; o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, representando o ministro Antônio Patriota; o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB), Petrônio Noronha de Souza; autoridades dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Meio Ambiente (MMA), das Relações Exteriores (MRE), entre outros representantes de instituições brasileiras e internacionais.

Mais informações sobre o evento na página http://www.earthobservations.org/geo9.shtml


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza ao Sr. Gilberto Câmara por mais essa premiação que vem comprovar uma vez mais o grande trabalho que o mesmo prestou como diretor do INPE e como pesquisador.

Comentários

Postar um comentário