CLA lança Hoje Foguete de Treinamento Intermediário

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (29/11) no jornal “O Estado do Maranhão” destacando que um Foguete de Treinamento  Intermediário (FTI) será lançando hoje do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Geral

CLA lança Hoje Foguete de
Treinamento Intermediário

Operação Iguaíba, iniciada no dia 19, tem por objetivo a
capacitação de técnicos do Centro de Lançamento de Alcântara
para futura operação com VS-30/Orion V10

O Estado do Maranhão
29/11/2012

Divulgação/CLA
Foguete de Treinamento Básico
(FTB), lançado este ano do CLA
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza hoje o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte das atividades da Operação Iguaíba. O veículo tem 5,5 metros e deve atingir um apogeu (altitude máxima) superior a 54 quilômetros.

A operação, iniciada no último dia 19, em Alcântara, é realizada em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) com objetivo de lançar e rastrear o foguete de sondagem VS-30/Orion V10.

O Foguete de Treinamento Intermediário é o outro modelo do projeto Fogtrein – também faz parte do projeto o Foguete de Treinamento Básico – desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a indústria nacional. O projeto tem o propósito de capacitar o pessoal de operações, verificar os meios associados aos lançamentos e obter a certificação e qualificação dos foguetes.

Testes - O lançamento hoje testará também as condições do CLA para o lançamento do VS-30/Orion V10. A expectativa é que o veículo de sondagem carregado com experimentos do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possa ser lançado na segunda semana de dezembro.

O lançamento do FTI será o sétimo do ano na unidade da Força Aérea no estado do Maranhão. Anteriormente, o CLA já havia lançado seis Foguetes de Treinamento Básico. É também a terceira vez que o veículo é lançado a partir de Alcântara. O foguete já havia partido do Centro em maio e agosto do ano passado durante as Operações Fogtrein I e II/ 2011, respectivamente.

Saiba Mais

OPERAÇÃO IGUAÍBA - 2012

Período da campanha
19/11/2012 a 15/12/2012

Veículos

1 FTI e 1 VS-30/ORION

Organizações Envolvidas

DCTA, AEB, CLA. CLBI, IAE,, UFRN, INPE e DLR

FOGUETE DE TREINAMENTO INTERMEDIÁRIO

Comprimento total: 5.5 m

Apogeu: superior a 54 km

Tempo total de voo: 203 s

Peso reservado para experimentos: 30 kg (sem experimentos embarcados)

Distância percorrida relativa ao local de lançamento: 90 km


Fonte: Jornal “O Estado do Maranhão” - pág. 06 – 29/11/2012

Comentário:  Aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022