VIII Jornada Espacial Começa em São José dos Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que foi realizada ontem (18/11) a cerimônia de abertura da "VIII Jornada Espacial" em São José dos Campos (SP).

Duda Falcão

VIII Jornada Espacial Começa
em São José dos Campos

Brasília, 19 de novembro de 2012


Os alunos e professores selecionados para a VIII Jornada Espacial participaram no domingo, 18 de novembro, da cerimônia de abertura do evento. Realizada no Auditório Lacaz Netto, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a solenidade contou, também, com a presença de representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA).

Para José Bezerra Filho, membro da comissão organizadora da Jornada e tecnologista sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA/DCTA), o grande mérito do evento é levar um pouco mais de conhecimento aos alunos e professores participantes. “A educação abre portas e molda o futuro”, afirmou Bezerra em seu discurso durante a abertura da Jornada. Ele parabenizou os educadores pelo trabalho realizado com os alunos selecionados e lembrou-os que eles têm responsabilidade de disseminar o conhecimento adquirido no evento para outros professores e alunos não presentes.

Bezerra contou que semana passada assistiu a apresentação de monografia de Danilo Franzim, 22 anos, que decidiu estudar Engenharia Aeroespacial no ITA após participar das duas primeiras edições da Jornada Espacial.

Danilo não é o único. Dados preliminares do Programa AEB Escola apontam que aproximadamente 80% dos alunos que participam do evento levam o aprendizado para a carreira e seguem na área de exatas.

O diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Petrônio Noronha de Souza, lembrou aos alunos que eles são privilegiados por terem a oportunidade de participar da Jornada Espacial.  Eles foram os estudantes de ensino médio mais bem colocados nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, como prêmio,  ganharam a chance de participar do evento. No entanto, 800 mil alunos, distribuídos por 10 mil escolas de todos os estados do Brasil, participaram da OBA em 2012 e também gostariam de estar ali.

Após a abertura da Jornada, Petrônio proferiu palestra intitulada “O Programa Nacional de Atividades Espaciais e o Programa AEB Escola” aos presentes.

Jornada Espacial – O evento visa despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais que atuam na área espacial. Este ano, 113 brasileiros, de 22 estados e do Distrito Federal, participam do evento, repetindo a experiência de outros 383 alunos e 262 professores que estiveram presentes nas sete edições anteriores.

A aluna do terceiro ano do Ensino Médio da Escola das Nações de Brasília, Ana Victória Ladeira, 17 anos, vê a Jornada Espacial como uma oportunidade de conhecer o pólo de tecnologia aeroespacial do país e os pesquisadores e técnicos que nele atuam. “Pretendo fazer algum curso na área e tenho certeza que todo conhecimento adquirido aqui será muito útil para meu futuro”, afirmou a estudante que em suas últimas férias fez um curso de Cosmologia na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA).

“Quero estudar Astrofísica em Havard, nos Estados Unidos, e a Jornada enriquecerá muito meu currículo. Tenho certeza que a participação no evento aumentará minhas chances de ser aceito na universidade norte-americana”, contou Danilo Cardoso, 17 anos, estudante da Escola Manoel Gomes Baltazar, de Maracajá, Santa Catarina.

INPE – Nesta segunda-feira (19), as atividades da Jornada serão realizadas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde os participantes conhecerão as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e assistirão a palestras sobre satélites e plataformas espaciais e o contexto histórico da corrida espacial.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial