CGEE Promove Cooperação Entre ITA e MIT

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (28/11) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCTI) promoveu ontem (27/01) em Brasília um encontro entre dirigentes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para debater as bases de um futuro acordo de cooperação entre as instituições, com prazo de cinco anos.

Duda Falcão

CGEE Promove Cooperação Entre ITA e MIT

Ascom do CGEE
Ascom do MCTI
28/11/2012 - 19:45

Foto: Augusto Coelho / Ascom do MCTI
Detalhe da exposição do MIT durante o encontro

Organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCTI) promoveu – nesta terça-feira (27) em sua sede, em Brasília – o encontro entre dirigentes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que debateu as bases de um futuro acordo de cooperação entre as instituições, com prazo de cinco anos. A reunião faz parte de uma articulação do CGEE para o reposicionamento estratégico do ITA, que inclui a implantação de um centro de inovação no país.

Durante o evento, foi apresentada uma proposta de cooperação, que se baseia no tripé educação-inovação-pesquisa. Entre as atividades previstas, o reitor do ITA, Carlos Pacheco, destacou o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores; avaliação do déficit brasileiro de engenheiros e pesquisas conjuntas. Após firmarem uma carta de intenção, em abril deste ano, representantes dos dois institutos tecnológicos realizaram visitas técnicas ao Brasil e aos Estados Unidos.

De acordo com estudo elaborado pelo ITA, o centro de inovação deverá estimular iniciativas, como: parceria indústria-universidade, gestão e negócios; ideias e conceitos; empreendedorismo, e liderança e educação em engenharia. A ideia central é viabilizar a apresentação de projetos inovadores desenvolvidos pelo instituto à indústria.

Para o diretor do departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT, Jaime Peraire, a parceria com o Brasil é importante devido à crescente importância econômica do país no cenário internacional. Peraire comentou que o ITA compartilha dos mesmos valores do MIT, “por se tratar de uma instituição de excelência, exposta a grandes desafios e oportunidades”. Ele também destacou o envolvimento de grandes empresas norte-americanas e brasileiras nesse  projeto.

No final da reunião, participaram de um debate o secretário substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Adalberto Fazzio, além de representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Defesa (MD), Departamento de C&T Aeroespacial (DCTA), Secretaria de Aviação Civil (SAC/PR), além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR).


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários

  1. O MIT é referência mundial na área tecnológica, e o ITA mostra pelos resultados que tem dinamizado o Brasil na mesma área. Esse estreitamento de laços é deveras importante para o país, lembrando que o ITA foi fundado com o apoio da próprio MIT nos anos 50. Se existe continuação nessa parceria é porque o ITA tem mantido o nível de qualidade de ensino.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial