FTI é Lançado com Êxito em Alcântara

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) da primeira etapa da “Operação Iguaíba” foi lançado com êxito ontem (29/11) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Foguete de Treinamento Intermediário
é Lançado com Êxito em Alcântara

Brasília, 30 de novembro de 2012


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou com êxito, na quinta-feira (29), um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte das atividades da Operação Iguaiba, realizada em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A operação iniciada no dia 19, em Alcântara, no Maranhão, tem por objetivo lançar e rastrear o foguete de sondagem VS-30/ORION V10.

O veículo foi lançado às 15h52, pelo horário local. O foguete alcançou altitude máxima (apogeu) de 52,39 quilômetros em 108 segundos. Durante o lançamento, o FTI percorreu 82,58 quilômetros do ponto de lançamento até o local de impacto, gastando ao todo 215 segundos de voo.

O lançamento realizado na quinta serviu como um teste das equipes de operações e meios disponíveis em Alcântara para o lançamento do VS-30/ORION V10, que deve acontecer nos próximos dias. A expectativa é que o veículo de sondagem carregado com experimentos do IAE, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seja lançado na segunda semana de dezembro.

O Foguete de Treinamento Intermediário é o outro modelo do projeto FOGTREIN, desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a indústria nacional. O projeto tem o propósito de capacitar o pessoal de operações, verificar os meios associados aos lançamentos e obter a certificação e qualificação dos foguetes.

O lançamento do FTI foi o sétimo do ano na unidade da Força Aérea no Maranhão. Anteriormente, o CLA já havia lançado seis Foguetes de Treinamento Básico, e encerra o cronograma anual do Centro para lançamentos de foguetes de treinamentos.

FOGUETE DE TREINAMENTO INTERMEDIÁRIO (FTI):

Comprimento total: 5.5 m
Apogeu alcançado: 52,39 km
Tempo total de voo gasto: 215 s
Peso reservado para experimentos: 30 kg (sem experimentos embarcados)
Distância percorrida relativa ao local de lançamento: 82,58 km


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes