INPE Prepara-se para o Prog. da Univ. Intern. do Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto está se preparando para sediar Programa da Universidade Internacional do Espaço em 2013.

Duda Falcão

INPE se Prepara para sediar Programa da
Universidade Internacional do Espaço em 2013

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012

Na primeira semana de dezembro, cerca de 20 especialistas da Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla em inglês) estarão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para discutir a organização do Space Studies Program – SSP13, o mais importante e abrangente programa de treinamento do mundo na área.

O INPE sediará o SSP13 de 17 de junho a 16 de agosto de 2013. Será a primeira vez que o Brasil recebe o programa, que neste ano foi realizado nas instalações do Kennedy Space Center, da NASA, nos Estados Unidos.

Os programas da ISU são considerados mundialmente como os mais importantes e abrangentes treinamentos com abordagem em temas de tecnologia e exploração espaciais, visando benefícios à humanidade e proteção ambiental. A ISU teve seu início em 1987 e já formou cerca de 3.000 profissionais de mais de 100 países.

“Essa etapa da organização, que chamamos de Reuniões de Planejamento Curricular (CPM), é uma oportunidade para se discutir como o SSP13 será desenvolvido sob o ponto de vista acadêmico. Os líderes do programa, além de conhecerem a infraestrutura do INPE, discutirão as propostas que receberam de diversos segmentos da área espacial internacional para atividades de oficinas, palestras e visitas técnicas”, explica Antonio Yukio Ueta, assessor técnico do INPE e responsável pelo comitê local do SSP13.

Durante a semana de CPM, serão realizadas visitas a locais de São José dos Campos onde serão desenvolvidas algumas atividades do SSP13. Também haverá uma série de reuniões entre as equipes do INPE e da ISU nas áreas de logística, tecnologia da informação e relações externas.

Em 2013, nos dois meses do curso, circularão em São José dos Campos cerca de 200 pessoas de mais de 20 países, como funcionários e executivos de agências espaciais e profissionais de empresas ligadas à indústria aeroespacial. “Isto poderá trazer diversas oportunidades de negócios para os empresários de nossa cidade e região, sobretudo porque nossas empresas terão a oportunidade de apresentar suas competências em visitas técnicas que serão incluídas na programação acadêmica do curso”, comenta Antonio Yukio Ueta.

Durante o SSP13, São José dos Campos será ainda beneficiada com eventos abertos ao público em geral, como competição de robôs, de lançamento de foguetes de pequeno porte, painel de astronautas, entre outros, que certamente motivarão os jovens da cidade para atividades científicas e tecnológicas relacionadas ao setor aeroespacial.

O Programa SSP13

O SSP13 será dividido em três fases: 1) aulas fundamentais; 2) atividades de departamentos; e 3) projetos em equipes. Os departamentos abrangem sete áreas: Engenharia de Sistemas; Aplicações de Satélites; Medicina Espacial; Ciências Físicas; Política e Legislação; Negócios e Gerenciamento; e Espaço e Sociedade. Os projetos em equipes, já definidos para o SSP13, são: “Coastal Sustainability and Offshore Resource and Activity Management”; “Solar Maximum and Spacecraft Protection”; e “AMBIEnt - Affordable Microsatellite-Based Internet Access and Environmental moniToring”.

Mais informações sobre a programação do SSP13 no endereço http://www.isunet.edu/ssp-curriculum/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: Ufa, enfim na Boa Terra novamente. Em breve farei um relato dessa minha nova visita a São José dos Campos.

Comentários