Cientista Russo Roald Sagdeev Visita a AEB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que o físico russo Roald Sagdeev, um dos líderes da pesquisa espacial na antiga União Soviética e na Federação Russa, foi recebido hoje pelo presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho.

Duda Falcão

Cientista Russo Roald Sagdeev Visita a AEB

Brasília, 22 de novembro de 2012


O físico Roald Sagdeev, um dos líderes da pesquisa espacial na antiga União Soviética e na Federação Russa, foi recebido pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, e pelo Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB, Prof. José Monserrat Filho.

Sagdeev, que visita o Brasil pela primeira vez, estava acompanhado por Haroldo de Campos Velho, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um dos responsáveis pela Missão Aster, sonda projetada para pousar em um asteroide, movido por moderno sistema de propulsão elétrica, que poderá ter o apoio do Instituto de Pesquisas Espaciais (IKI, sigla em russo), da Academia de Ciências daquele país, do qual Sagdeev foi diretor até começo dos anos 90.

O célebre cientista, que completa 80 anos agora em dezembro, foi consultor científico do último Presidente da União Soviética, Michail Gorbachev, dirigiu o IKI, e liderou os mais importantes projetos de pesquisas espaciais da Rússia durante os anos 70 e 80. Hoje, ele leciona Física de Plasma na Universidade de Mayriland, nos EUA, e continua acompanhando de perto o programa espacial russo.

Sagdeev falou sobre a história da Era Espacial e das grandes possibilidades que as atividades espaciais abrem hoje para a ciência, a tecnologia e a indústria. Também contou sua experiência na área e fez muitas perguntas sobre o Programa Espacial Brasileiro. “Quero conhecer também o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)”, confidenciou o russo. Nesta sexta-feira, ele visitará o INPE.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Hummm, interessante essa notícia, pois reacende as esperanças dessa Missão ASTER realmente sair do papel. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no Último Final de Semana

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro