Aprender para Ensinar

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que “Aprender para Ensinar” é o lema dos 53 professores que estão participando da VIII Jornada Espacial.

Duda Falcão

Aprender para Ensinar

Brasília, 20 de novembro de 2012


Aprender para ensinar”: é esse o lema dos 53 professores que participam da VIII Jornada Espacial. Eles estão no evento acompanhando seus alunos – os estudantes de Ensino Médio mais bem colocados nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e, como prêmio, ganharam a chance de participar da Jornada.

É a primeira vez que Alexandre Duarte, professor do Colégio da Polícia Militar de Manaus (AM), participa da Jornada. “Está no início do evento e já vi que vou aprender muito”, afirma o professor. Ele pretende usar o conhecimento adquirido para motivar os alunos nas aulas de Física e Química.

Marconi Brito, professor de Biologia da Escola Santo Antônio Jesus, de Santo Antônio Jesus (BA), está escrevendo um livro didático e pretende usar as informações da Jornada no material. “Falta área espacial no currículo dos livros didáticos brasileiros, a Jornada está me ajudando muito a aumentar meu conhecimento”, conta o professor.

O professor de Física do Instituto Social da Bahia, localizado em Salvador, Décio Ricardo é um dos poucos que estão participando pela segunda vez do evento. “Participei da primeira Jornada, em 2005, e agora voltei nesta. Já sinto um aprimoramento das palestras e tenho muito aprender com os especialistas” afirma Décio. Ele conta que a aluna que trouxe para a primeira edição da Jornada decidiu estudar Engenharia depois de participar do evento.

Atividades – Nesta terça-feira (20) os alunos e professores terão atividades separadas durante a VIII Jornada Espacial. Pela manhã, os estudantes assistem a palestra sobre Clima Espacial e a tarde visitam a sede da TV Vanguarda, onde aprenderão sobre os satélites de comunicação e a televisão. Os educadores passam o dia todo na Embraer, onde conhecem a empresa e também o Colégio Embraer Juarez Wanderley. À noite, alunos e professores participam de observação noturna.

Serviço

Evento: VIII Jornada Espacial
Local: São José dos Campos (SP)
Data: de 18 e 24 de novembro


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Olha a Bahia ai gente, que bom que meus conterrâneos estão participando da Jornada e lhes peço que quando retornarem a terrinha que entrem em contato comigo pelo e-mail do blog, para que assim possamos fazer uma reportagem sobre a participação de vocês na jornada e tentar alguma aproximação de suas escolas com o Carlos Cássio, presidente do CEFAB (Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia) visando à realização de palestras, workshops e quem sabe até eventos de lançamentos de foguetes educativos. Não deixem de entrar em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial