Continuam os Preparativos p/o Lanç. do VS-30/ORION V10

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (29/11) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” informando que o continuam no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) os preparativos para lançamento do VS-30/ORION V10.

Duda Falcão

Continuam os Preparativos para o
Lançamento do VS-30/ORION V10

Campo Montenegro, 29/11/2012

A Operação Iguaíba  cujos trabalhos técnicos iniciaram-se no dia 18 de novembro de 2012, está em fase final de testes sistêmicos. Esta Operação tem como objetivo realizar o lançamento e o rastreio do foguete de sondagem VS-30/ORION V10, portando uma carga útil tecnológica e científica com experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Os resultados desses experimentos em voo suborbital serão coletados por meio de transmissão e recepção em tempo real. Para as medidas da fase de lançamento e suborbital, serão utilizadas as estações de rastreio (radares e telemetria) do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e a estação móvel de telemetria do IAE, deslocada especificamente para este fim.

O VS-30/ORION V10 é composto de dois estágios e o módulo de carga útil. O motor do segundo estágio (Improved Orion) foi fornecido pelo DLR da Alemanha, que está como parceiro na campanha. O restante do veículo, incluindo as partes mecânicas, pirotécnicas, eletrônicas e a plataforma da carga útil são nacionais e desenvolvidas pelo IAE. O foguete já está totalmente integrado e foi submetido a todos os testes de bancada, tanto no Prédio de Preparação de Propulsores (PPP), quanto no Prédio de Preparação de Carga Útil (PPCU). Antes do VS-30/ORION ser transportado para posição final, a equipe do IAE aguarda o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), previsto para o dia 29 de novembro, visando à verificação dos meios operacionais do Campo e treinamento das equipes. Após posicionamento do veículo no lançador, serão realizados os testes finais de comunicação e comando e a cronologia simulada completa.

O lançamento do VS-30/ORION V10, previsto para ocorrer entre os dias 10 e 13 de dezembro (janelas), cumprirá ainda as metas de: apoiar o projeto de pesquisa "Estudos da Ionosfera e Alta Atmosfera com Experimentos Embarcados a Bordo de Foguetes e Satélites" do INPE; permitir que organizações de ensino, pesquisas e desenvolvimento realizem experimentos científicos e tecnológicos por meio de voos suborbitais; apoiar o desenvolvimento de um sistema GPS para uso espacial, realizado em cooperação entre a UFRN e o IAE, com suporte financeiro da AEB; manter a operacionalidade dos centros de lançamento, proporcionando treinamento operacional às diversas equipes envolvidas em campanhas de lançamento; e dar prosseguimento ao Programa Espacial Brasileiro, em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB).



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) 

Comentários

  1. Olá .
    uma noticia sobre o SABIA-MAR .

    http://spanish.peopledaily.com.cn/92121/8041216.html

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial