CONASAT NEWS - First Edition

Olá leitor!

A partir de hoje, uma vez por mês, estarei apresentando aqui para você o informativo “CONASAT NEWS” sobre as atividades de um dos projetos do INPE (mas precisamente do Centro Regional do Nordeste - CRN, localizado em Natal (RN)), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que consideramos fundamental para que o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1), atualmente em desenvolvimento no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), venha ter a demanda interna necessária para o seu sucesso no Brasil como também no mercado internacional. (PRESTE MUITA ATENÇÃO DONA DILMA)

Trata-se do Projeto CONASAT (Constelação de Nano Satélites Ambientais), projeto este aprovado no edital “AEB/MCT/CNPq Nº 033/2010” tendo como objetivo a formação, qualificação e capacitação de RH em áreas estratégicas do Setor Espacial, e como objetivo principal conceber uma solução para o “Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais – SBCD”, baseada no uso de nano satélites (satélites de 1 a 10 kg) e em tecnologias emergentes nos ramos da eletrônica e de telecomunicações.

Abaixo trago para você notícias e as atividades do projeto realizadas no mês de outubro segundo o “Dário de Bordo” do mesmo.

Duda Falcão

Diário de Bordo: Outubro de 2012

Atividades

A equipe de desenvolvimento do CONASAT continua trabalhando nas respostas às RID’s – Review Item Discrepancy geradas pelos revisores na Revisão Fase A, que aconteceu nos dias 14/08/12 e 15/08/12. Paralelamente a esta atividade, que finaliza a avaliação dos status do projeto em relação às metas estabelecidas até a Fase A, vem iniciando as ações que conduzem a Fase B do projeto, que tem como previsão de realização de sua revisão, o período de agosto/2013. Paralelamente vem trabalhando no sentido de melhor difundir os resultados, experiências e aprendizados adquiridos até agora no âmbito do projeto, por meio do desenvolvimento de artigos que possam atender as chamadas de trabalho de eventos no Brasil e no Mundo, no setor e áreas afins.

Bolsistas/Estagiários

A equipe CONASAT está passando por um processo de renovação, pois dois dos nossos bolsistas, Rafael Briani Biondi e Valdemir Praxedes da Silva Neto, que se graduaram engenheiros eletricistas pela UFRN em 16/08/2012, seguiram outros rumos. Estamos realizando processo de seleção de novos colaboradores. Dois novos bolsistas da UFRN já foram selecionados, Jônatas Leandro da Silva Carneiro e Franklim Zeno Nascimento de Sousa, que iniciarão suas atividades em novembro. Em breve novas chamadas de seleção para bolsistas devem acontecer.


Fonte: Site do Centro Regional do Nordeste do INPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial