Equipe do ITA é Campeã Brasileira em Olimp. de Computação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (19/11) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que Equipe do ITA é Campeã Brasileira em Olimpíada de Computação.

Duda Falcão

Notícias

Equipe do ITA é Campeã Brasileira
em Olimpíada de Computação

Seção de Relações Públicas do ITA
Divisão de Ciência da Computação
19/11/2012 - 14:30

Equipe campeã 
Alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) participaram da final brasileira da Maratona de Programação 2012, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), nos dias 9 e 10 de novembro, em Londrina – PR, levando para casa medalhas de ouro e prata.

O evento foi realizado pela Universidade de Londrina (UEL) e contou com a participação de 50 equipes de todas as regiões do Brasil, entre elas duas equipes do ITA, que obtiveram classificação dentre as 545 inscritas na primeira fase da competição, que representavam 194 instituições de ensino de todo o país.

A equipe do ITA jQuery Bool, jQuery char!”, composta pelos alunos Gabriel Luís Mello Dalálio (4º ano de engenharia de Computação), Felipe Lopes de Freitas (3º ano de Engenharia de Computação) e Fernando Fonseca Andrade Oliveira (2º ano Fundamental), foi a única equipe na competição a conseguir solucionar nove problemas entre os dez propostos e conquistaram o primeiro lugar do Brasil.

O “jQuery Bool, jQuery char!” é uma das equipes brasileiras classificadas para representar o País nas finais mundiais do concurso International Collegiate Programming Contest, que será realizado em junho de 2013, em São Petersburgo - Rússia.

A segunda equipe do ITA, “MargarITA, composta pelos alunos Diogo Bonfim Moraes Morant de Holanda (5º ano de Engenharia Eletrônica), Walter Carlos Pessoa Cacau Filho e Luca Mattos Möller (5º ano de Engenharia de Computação), também disputou esta final brasileira. Conseguiu solucionar seis questões e terminou na quinta posição, recebendo medalha de prata.

Equipe "MargarITA "
As equipes do Instituto tiveram como orientador o professor Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. “O ITA participa do evento há onze anos e esta é a terceira vez que conquista o troféu de campeão brasileiro. Agradeço o importante apoio da empresa GSW (www.gsw.com.br) e do Banco BBM (www.bancobbm.com.br) às equipes do ITA neste ano”, diz o professor Armando.

Sobre a Olimpíada: Foram propostos dez problemas de programação que os estudantes buscavam resolver durante as cinco horas de competição, com cada equipe constituída por três estudantes. Contra o relógio, os competidores dispuseram apenas de um computador e material impresso. O primeiro critério de classificação é o número de problemas resolvidos corretamente. Em caso de empate é usado o tempo corrigido para solução do problema, considerando o tempo de prova em que a solução correta foi enviada somada a uma penalidade por submissões incorretas anteriores. Outras informações no site http://maratona.ime.usp.br


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Comentário: Dizer o que? Só parabenizar a esses alunos e professores desse excelente centro de formação e torcer para que esses jovens possam no futuro contribuir efetivamente para nossa sociedade sem ter de conviver com energúmenos atrapalhando. 

Comentários

  1. Excelente matéria Duda.
    Me interesso por todas Olimpiadas acadêmicas que o Brasil participa, não só as nacionais mas principalmente as internacionais de fisica, matematica, computação etc. Muito mais me interessa estas do que as esportivas.
    Temos que incentivar a juventude do Brasil a se interessar mais por Ciência.
    Abrs

    ResponderExcluir
  2. Olá Iurikorolev!

    Endosso as suas palavras.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário