CLBI Lança Foguete de Treinamento Básico


Olá leitor!

Segue uma notícia postada ontem (30/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançou dia 29/04 mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

CLBI Lança Foguete de Treinamento Básico

Coordenação de Comunicação Social - CCS/AEB
30-04-2010


“Temos de estar prontos para cumprir, com excelência, a missão de lançar engenhos espaciais de sondagem suborbital de porte adequado à realidade de nossa organização”. Assim o tenente-coronel aviador Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), resumiu os propósitos da Operação Barreira II, com o sucesso do lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), quinta-feira (29), às 15 horas, a partir das instalações do Centro. O foguete, com quase 30 kg de combustível propelente sólido e três metros de comprimento, alcançou uma altura de apogeu de 31,5 km, caindo a 16,5 Km da costa do mar.

Conforme o diretor do CLBI, a operação Barreira II visa capacitar os recursos humanos e tecnológicos para eventos mais complexos. Os FTBs, fabricados pela AVIBRAS, indústria brasileira localizada em São José dos Campos (SP), atendem aos anseios da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com relação à garantia da qualificação técnica.

“Aqui na Barreira, explica o tenente-engenheiro Luís Romeu Nunes, coordenador de planejamento da Operação Barreira II, tudo é rigorosamente testado e avaliado, desde o desempenho do foguete até a rapidez e a eficácia de todas as etapas da operação. Esses procedimentos são importantíssimos para o sucesso do Brasil no ramo espacial”, complementa.

Durante o vôo do FTB são coletados dados físicos – temperatura, rotação, entre outros - que servirão para a posterior certificação e homologação dos engenhos construídos pela empresa Avibras.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Com este lançamento leitor encerram-se por pelo menos dois mêses os lançamentos de foguetes no CLBI. Já quanto ao CLA, segundo foi dito pelo coronel Ricardo Rangel durante a realização da Operação Falcão I (ouça a entevista coletíva do coronel Ricardo Rangel através desta nota), será realizado no início de julho de Alcântara o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). Será o primeiro vôo de qualificação deste foguete de médio porte que também foi desenvolvido pela AVIBRAS de São José dos Campos (SP). Além disso, está previsto para acontecer em setembro a grande e muito esperada (quase quatro anos de espera) operação de lançamento do ano, ou seja, a “Operação Maracati II”. Nesta operação serão lançados dois foguetes, sendo o primeiro o americano ORION e o segundo o VSB-30 brasileiro com experimentos do “Programa Microgravidade” da AEB. Já quanto ao CLBI, quatro lançamentos ainda deverão acontecer este ano, todos com foguetes FTB.

Comentários