Rapidinha 2


Olá leitor!

Segundo o que foi divulgado pela nova edição da Revista Espaço Brasileiro editada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), ainda serão realizadas este ano três campanhas de lançamento do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). São elas:

De 19 a 23 de julho
De 20 a 24 de setembro
De 22 a 26 de novembro

Todas essas campanhas (operações de lançamentos) serão realizadas com o Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Dias atrás o blog divulgou uma noticia (veja aqui a nota FAB Convida Universidades para Testes no Espaço) informando que a FAB estava convidando universidades brasileiras para participarem das próximas operações de lançamentos realizadas no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

A idéia é utilizar inicialmente o espaço disponível (5 kg de carga útil) no foguete FTB para pesquisas universitárias em ambiente de microgravidade, e a partir do ano que vêm através do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), que dispõem de uma capacidade de até 30 kg de carga útil.

Portanto você que é pesquisador ligado a alguma universidade ou instituto de pesquisa do país que tenha interesse em utilizar este serviço “gratuito” para o desenvolvimento de alguma pesquisa, entre em contato imediatamente com o CLBI e acerte a sua passagem.

Duda Falcão


Fonte: Revista Espaço Brasileiro - num. 8 Jan. Fev. Mar. de 2010 - pág 20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial