Rosaly Lopes Lança Livro Sobre Turísmo em Vulcões

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (07/05) no site “Folha Online” do “Jornal Folha de São Paulo” destacando o livro "Turismo de Aventura em Vulcões" escrito pela pesquisadora brasileira do Jet Propulsion Laboratory, da NASA, Rosaly Lopes.

Duda Falcão

Há mais de 600 Vulcões Ativos no Mundo,
Diz Brasileira de Missões da NASA

da Livraria Folha
07/05/2010 - 16h23


Divulgação
O vulcão islandês (áudio ensina a pronunciar Eyjafjallajökull) assustou o mundo devido à erupção e à conseqüente fumaça que impediu vôos em várias capitais da Europa. Mas é um caso isolado? Não. Mais de 600 vulcões estão ativos no planeta, informa o livro "Turismo de Aventura em Vulcões".

No Brasil, o único vulcão brasileiro que mantém intactos a cratera e o cone (o chamado edifício vulcânico, no jargão dos especialistas) fica na serra de Madureira, em Nova Iguaçu (cidade na Baixada Fluminense, região metropolitana do Estado do Rio). Foi extinto há mais de 40 milhões de anos.

A obra classifica esses cuspidores de lavas conforme sua atividade, fácil acesso e variações como: tipos de erupções e grau de perigo.

"Turismo de Aventura em Vulcões" apresenta também informações sobre o ambiente físico dos locais onde os vulcões se situam.

O livro procura destacar os vulcões vizinhos do Brasil; por isso, há um capítulo inédito sobre os vulcões de Galápagos. A autora, Rosaly Lopes, é brasileira e especialista em vulcanismo planetário do Jet Propulsion Laboratory, da NASA (Agência Espacial Norte-Americana), em Pasadena, Califórnia.

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Único vulcão brasileiro que mantém intactos a
cratera e o cone fica em serra do Rio

Ela parte de sua própria experiência de trabalho em vulcões ativos para explicar o que é seguro e o que é imprudente, quando observar uma erupção e quando ficar longe dela. Rosaly acredita que todos podem visitar e apreciar vulcões e dá exemplos dos que podem ser facilmente explorados por pessoas de todas as idades, dos mais variados graus de condicionamento físico e conhecimento do assunto.

Rosaly participou em diversos estudos e missões da NASA e ESA (incluindo a Saturno e Titan). Também atua em várias comissões, incluindo o Annual Program Committee da Associação Americana para avanços da ciência e do Comitê da Divisão da Sociedade Astronômica americana para Ciências Espaciais. A especialista é atual presidente do Outer Planets Group da União Internacional de Astrônomos que trabalham no sistema de nomenclatura planetário. Também está presente em documentários do Discovery Channel, National Geographic, History Channel.


Fonte: Site Folha Online - 07/05/2010

Comentário: Grande pedida para quem gosta deste tipo de turismo de aventura. A Rosaly Lopes é a maior especialista em vulcões do planeta Terra e também de outros mundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial