ACS Recebe do IBAMA a Licença Prévia do Cyclone-4


Olá leitor!


Segue abaixo uma matéria publicada no jornal “O Estado do Maranhão” de hoje (14/05), destacando que o CLA obteve ontem a licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para as obras do projeto de implantação do Complexo Terrestre Cyclone-4.

Duda Falcão

CLA Obtém Licença para Projeto Cyclone


IBAMA concede licença para as obras do projeto de implantação do Complexo

Terrestre Cyclone IV, que garante a ampliação do centro de lançamento

O Estado do Maranhão
14/05/2010

Douglas Júnior

Centro de Alcântara realizará grandes lançamentos de foguetes

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) obteve ontem a licença prévia do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para a instalação do projeto de implantação do Complexo Terrestre Cyclone IV.


A licença garante a instalação de uma base de lançamento e área de armazenamento temporário de componentes de propelentes. A licença prévia tem validade de oito meses e o consórcio Alcântara Cyclone Space, formado pelo Brasil e a Ucrânia, precisará cumprir 11 condicionantes estabelecidas pelo IBAMA.


De acordo com a assessoria da empresa Alcântara Cyclone Space (ACS), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) referente às obras de implantação do Complexo Lançador do Cyclone IV - para lançamentos de foguetes de grande porte – foram encaminhados ao IBAMA em novembro de 2009. Na mesma ocasião, a documentação foi enviada a outros 12 órgãos para que fosse submetido à avaliação. No total, mais de três mil páginas compõem o estudo dividido em 11 volumes.


Licença - O EIA/Rima é uma requisição baseada na Lei Federal n.º 6.938/81, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente, tornando-se uma exigência nos órgãos Ambientais brasileiros e é vinculado à licença prévia por se tratar de um estudo antecipado dos impactos que poderão vir a ocorrer com a instalação e/ou operação de um empreendimento.


A Integração de parâmetros como tipologia, porte e localização do empreendimento define as exigências do estudo e foi elaborada por uma equipe técnica multi e interdisciplinar, que tem a responsabilidade pelos diversos assuntos referentes aos meios físico, biológico e socioeconômico da área onde foi instalado o empreendimento. Antes da aprovação pelo IBAMA, o relatório foi apresentado para comunidades quilombolas e representantes de movimentos sociais em duas audiências públicas, sendo a primeira realizada em Alcântara, em dezembro do ano passado, e a segunda em São Luís, em janeiro deste ano.


O Centro de Lançamento abrange três instalações: complexo técnico, complexo de lançamento e posto de comando. Compõem a área de armazenamento temporário: armazém de oxidantes, de combustíveis e prédio auxiliar.


Calendário


Os primeiros experimentos da Alcântara Cyclone Space deveriam acontecer em julho deste ano, com o lançamento do foguete ucraniano Cyclone 4, mas devido aos impasses referentes a emissão da licença ambiental, a empresa não estava autorizada a realizar nenhum tipo de obras na infra-estrutura, principalmente, relacionadas a instalação de sítios de lançamentos, por se tratarem de empreendimento de grande porte e, portanto, com possibilidades de causar danos ambientais.


Segundo a gerência de Comunicação da Alcântara Cyclone Space (ACS), a previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro.



Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 06 - 14/05/2010


Comentário: Pois é leitor, o blog já havia anunciado em abril (veja a nota IBAMA Autoriza Base de Foguete Ucraniano) que a licença prévia já havia sido emitida. No entanto, pelo que parece a mesma só foi entregue ontem a Alcântara Cyclone Space (ACS), coisas do Brasil. Assim sendo, como mesmo diz a matéria à previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro, ou seja, fica muito difícil qualquer lançamento comercial antes do segundo semestre de 2012. Resumindo, foi concedida uma autorização prévia para que a ACS construa o sitio de lançamento do foguete Cyclone-4 e assim possa iniciar as operações de lançamento de Alcântara e ao mesmo tempo poluir o meio ambiente com os motores do foguete que são altamente tóxicos. Parabéns ao IBAMA e ao presidente LULA. Uma vez mais o blog agradeçe ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro por ter enviado a matéria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial