Estudantes Joseenses Lançarão Experimentos no Espaço


Olá leitor!


Segue abaixo uma notícia postada hoje (14/05) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que estudantes de três escolas municipais de São José dos Campos (SP), acompanharam nesta quinta-feira (13), parte dos testes com foguete que levará ao espaço três experimentos desenvolvidos por eles.


Duda Falcão


Experimentos de Estudantes Joseenses

Serão Lançados ao Espaço


14/05/2010


Alunos das escolas municipais Ildete Mendonça Barbosa, Jacyra Vieira Baracho e Maria Amélia Wakamatsu acompanharam nesta quinta-feira (13), no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos, parte dos testes com foguete que levará ao espaço três experimentos desenvolvidos por eles. O VSB-30 tem previsão de lançamento para até o final de setembro na Base de Alcântara, no Maranhão.


Os experimentos têm como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela Ciência e Tecnologia. “Por meio deles, os alunos poderão comparar fenômenos físicos em ambiente de gravidade, como em sala de aula, aos ambientes de microgravidade. Os resultados servirão de subsídio para o domínio de conceitos e produção de conhecimentos”, explica a orientadora de Ciência da rede municipal, Maria Aparecida dos Santos Pereira.


Além dos projetos dos estudantes da rede municipal de educação, o VSB-30 levará experimentos de universidades e instituições nacionais de pesquisa. “Trazer o conhecimento do espaço para o alcance destas crianças faz com que elas se sintam estimuladas. Hoje aprendem a trabalhar com a física básica e amanhã podem vir a ser grandes cientistas”, disse o diretor do IAE, Brigadeiro engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja.


Para o estudante Cauan Silveira, a oportunidade de desenvolver um trabalho que vai ser levado ao espaço é uma experiência única. “Tenho muito interesse em Física e Astronomia e aproveitei a oportunidade de saber mais”, contou. Tuane Fortunato também se diz emocionada em participar do projeto: “Estou aprendendo muito”. Já Ana Flávia Bonani tenta conter a emoção até a chegada do dia do lançamento do VSB-30. “Estou ansiosa e muito feliz por contribuído para este momento”.


Esta é a segunda vez que experimentos de alunos da rede municipal são enviados ao espaço. A primeira foi em 2006 e pelas mãos do astronauta brasileiro Marcos Pontes.


Obs: Com informação da Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Reportagem da TVBANDVALE - 13/05/2010


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)


Comentário: Boa notícia e tanto o IAE como a AEB são merecedores de elogios com esta iniciativa de abrir espaço para experimentos estudantis na Operação Maracati II, que parece será agora realizada em outubro e não mais em setembro. No entanto, isto irá acontecer quase quatro anos após o lançamento do 3° AO (Anúncio de Oportunidade), um verdadeiro absurdo. Nesta velocidade os próximos vôos serão em 2014, 2018 e 2022, ou seja, quando a China estará próxima de colocar sua bandeira na LUA. Não faz sentido nenhum algo assim, já que temos os meios (foguetes) e o que falta é vontade política em transformar o “Programa Microgravidade” em um programa que realmente traga benefícios a nossa sociedade. Talvez seja por essa razão que mês passado o Comando da Aeronáutica através do CLBI apressou em colocar os foguetes de treinamento a disposição de interessados em testar seus experimentos em ambiente de microgravidade.


Comentários

  1. Se o Brasil aspira ser um grande país, só o será chegando na vanguarda na área aeroespacial.A pesquisa aeroespacial nos daria em troca, capacidade para fabricar aviões militares, aviões civis, misseis de longo alcance, satelites para multi usos como preteção ambiental, controle ambiental e de proteção a população civil em casos de desastres naturais, e sobretudo nossa segurança não ficaria na mão de terceiros países.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Benito,

    Muita coisa poderia ser realizada, mas infelizmente não é. A pergunta que fica é: Até quando essa situação persistirá?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial