Novo Mineral Descoberto Recentemente Pela China na Lua, Poderá Permitir 'Fusão Nuclear Ilimitada'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (16/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que o mineral que a China descobriu recentemente na Lua poderá permitir Fusão Nuclear Ilimitada.
 
Olha aí amigos, veja como são as coisas. Na edição da nossa coluna ‘Espaço Semanal’ da última quinta-feira (15/09), eu e o Prof. Rui Botelho discutimos qual seria a utilidade no futuro deste novo mineral, e vejam só, não demorou muito para os chineses encontrar uma utilidade para essa nova descoberta, rsrsrsrs.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Mineral Que a China Descobriu na Lua Pode Permitir Fusão Nuclear Ilimitada
 
Por Lucas Soares
16/09/2022 - 10h24
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Recentemente a China revelou que descobriu um curioso mineral no solo da Lua, o Chang’e-5. A descoberta foi feita em 2020, mas os estudos com os primeiros dados só foram finalizados agora. De acordo com os cientistas, esse material pode permitir o uso ilimitado de energia de fusão nuclear. 
 
A fusão nuclear é um processo em que dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. Isso demanda uma grande quantidade de energia, mas libera muito mais energia do que consome, o que faz essa tecnologia ser considerada revolucionária e possivelmente mais limpa do que as usada atualmente. 
 
No entanto, o processo é extremamente desafiador. Recentemente, por exemplo, Korea Superconducting Tokamak Advanced Research (KSTAR) chegou a registrar uma temperatura de íons acima de 100 milhões de graus Celsius, mas por apenas 30 segundos, devido à instabilidade do processo. 
 
Fusão Nuclear na China 
 
É justamente aí que o mineral encontrado pela China na Lua pode mudar o jogo. Estudar e pesquisar minerais lunares é bastante complicado devido ao custo das missões ao satélite natural. Mas com o aumento da presença humana por lá em um futuro próximo, isso passa a ser cada vez mais possível. 
 
O Chang’e-5 é rico em hélio-3, que os cientistas acreditam ser uma fonte de combustível estável para reatores de fusão nuclear. Infelizmente, o material é bastante escasso na Terra, mas se realmente for abundante na superfície lunar, sua utilização na produção de energia pode ser viável. 
 
Claro que, assim como tudo o que cerca a fusão nuclear, as pesquisas com o material ainda estão no começo e caso realmente o mineral se mostre funcional, existe ainda um grande desafio para trazer amostras em grande quantidade desse material para a Terra.

Comentários