Durante IAC a China Anuncia Que na Próxima Década Enviará Sondas Para Júpiter e Urano

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia postada ontem (22/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que segundo disse ‘Wang Qiong’, pesquisador do ‘Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial’ da ‘Administração Espacial Nacional da China (CNSA)’, no Congresso Astronáutico Internacional (IAC) que está ocorrendo em Paris nesse momento, a China pretende em 2030, em um único lançamento, enviar sondas espaciais para os Planetas Júpiter e Urano. 
 
Olha ai amigos, a fila anda e a diferença entre nós e o mundo só faz aumentar graças a esses ‘cabeças de ovo’ incompetentes e desprovidos de visão estratégica que ditam os rumos de nosso combalido e muito mal gerido Programa Espacial Governamental.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
China Pretende Enviar Sondas Para Júpiter e Urano na Próxima Década
 
Por Flavia Correia
22/09/2022 - 16h37
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Em um único lançamento, programado para 2030, a China pretende mandar duas espaçonaves para o Sistema Solar externo: uma sonda maior, destinada a Júpiter e suas luas, e outra mais modesta, para investigar Urano. 
 
Imagem: Dotted Yeti – Shutterstock
Um dos equipamentos a serem enviados pela China para o Sistema Solar externo em 2030 vai investigar Júpiter e suas quatro maiores luas.

Denominada Tianwen 4, a missão será lançada em um foguete Long March 5 e usará um sobrevoo em Vênus e dois na Terra para impulsionar o veículo, antes de disparar as sondas e definir o curso para seus respectivos alvos. 
 
Detalhes do projeto foram apresentados por Wang Qiong, pesquisador do Centro de Exploração Lunar e Engenharia Espacial da Administração Espacial Nacional da China (CNSA), no Congresso Astronáutico Internacional 2022, em Paris, na quarta-feira (21). 
 
Imagem: Vadim Sadovski – Shutterstock
A China vai enviar uma sonda para estudar Urano na próxima década.
 
Segundo Qiong, a nave responsável por estudar o sistema de Júpiter eventualmente entrará em órbita ao redor da lua Calisto para uma investigação detalhada das luas galileanas (os quatro maiores dos 79 satélites naturais do planeta). Já a outra sonda pode pegar “carona” em um asteroide. Mas, nada disso é dado como certo. “Os objetivos científicos ainda estão sendo considerados”, disse o cientista em entrevista ao site Space.com.
 
Anteriormente, por exemplo, a CNSA estava considerando o uso de um módulo de pouso na lua Calisto, mas Qiong diz que o conceito mais recente inclui apenas um orbitador, sem nenhum lander. 
 
A China lançou sua primeira missão interplanetária independente em 2020, enviando o orbitador Tianwen 1 e o rover Zhurong para Marte. Em seguida, virá a missão Tianwen 2, esperada para 2025, que tem por objetivo colidir com o pequeno asteroide próximo à Terra Kamo’oalewa para coleta de amostras, além de uma visita posterior a um cometa do cinturão principal. 
 
Tianwen 3, por sua vez, será uma complexa missão de retorno de amostras de Marte que poderá decolar a partir de 2028 e entregá-las à Terra antes do planejado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA). 
 
Qiong disse que essas missões e os planos para construir uma Estação Internacional de Pesquisa Lunar na década de 2030 visam “promover a utilização de recursos humanos para criar um novo padrão de cooperação internacional na exploração espacial e fazer contribuições para o uso pacífico do espaço”.

Comentários