Europa Dá Uma Resposta: 'ArianeGroup' Anuncia no IAC a Espaçonave Tripulada Reutilizável 'Susie', Para Ser Utilizada no Topo do 'Foguete Ariane 6'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (26/09) no site “Canaltech” destacando que o ArianeGroup (empresa europeia líder em veículos de lançamentos espaciais) apresentou no Congresso Astronáutico Internacional (IAC) um projeto para levar astronautas ao espaço a bordo do Susie (Smart Upper Stage for Innovative Exploration), um estágio superior totalmente reutilizável que será instalado no foguete Ariane 6.
 
Pois é amigos, olha aí a Europa dando uma resposta, sensacional e espero e torço para que este projeto avance, pois só beneficiará a toda a humanidade. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
ArianeGroup Anuncia Susie, Estágio Superior de Foguete Que Será Reutilizável
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Patrícia Gnipper 
26 de Setembro de 2022 às 18h44 
Fonte: ArianeGroup 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ArianeGroup / Orbital

A ArianeGroup, empresa europeia líder em veículos de lançamentos espaciais, quer levar astronautas ao espaço a bordo do Susie (Smart Upper Stage for Innovative Exploration), um estágio superior totalmente reutilizável que será instalado no foguete Ariane 6. A empresa revelou o projeto durante o Congresso Astronáutico Internacional (IAC), realizado em Paris, e planeja usá-lo em missões à órbita terrestre e à Lua.
 
Segundo a Arianespace, "braço" responsável pelos lançamentos da ArianeGroup, a comunidade espacial vem planejando estações espaciais privadas e missões à Lua, o que exigirá naves flexíveis e reutilizáveis. “O Susie é um projeto de estágio de foguete totalmente reutilizável”, explicaram, em um comunicado. A empresa afirma que o Susie poderá realizar missões de diferentes tipos, como o transporte de cargas úteis.
 
(Imagem: Reprodução/ArianeGroup / Orbital)
O Susie foi projetado para se encaixar no diâmetro do foguete Ariane 6.
 
A capacidade de cargas úteis é flexível, e pode ser adaptada de acordo com as necessidades das missões espaciais — e, aqui, a empresa sugere que estas necessidades devem crescer conforme a NASA e seus parceiros lançarem missões ao nosso satélite natural nos próximos anos. “Para os propósitos de exploração, o Susie poderá realizar missões de longa distância, principalmente para a órbita lunar”, explicou a empresa.
 
Por fim, a versão tripulada do Susie poderia comportar até cinco astronautas, e contaria com um sistema capaz de abortar a missão a qualquer momento. Para aproveitar ao máximo o potencial de reusabilidade e reduzir custos do veículo, o Susie conta com as demais funcionalidades necessárias para as missões, como equipamentos de apoio para a estadia em órbita e sistemas de pouso. 
 

Após as missões, o esperado é que o Susie retorne para a Terra para pousar suavemente. Depois, o estágio iria passar por manutenções para voos futuros, como missões voltadas para a manutenção de satélites, produção de instalações orbitais, implementação de ações para mitigar o lixo espacial e mais. A empresa ressaltou que o Susie poderá ser lançado com o Ariane 6; no caso de missões tripuladas, o foguete e o segmento em solo devem precisar de pequenas adaptações.

Comentários