Telescópio Espacial James Webb Registra Fotos Incrivéis do Planeta Netuno, Seus Anéis e Luas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (21/09) no site “UOL Tilt”, destacando que o Telescópio Espacial James Webb fez um registro incrível do Planeta Netuno e seus anéis e luas.
 
Brazilian Space 
 
TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB
 
James Webb Faz Registro Incrível de Netuno, Seus Anéis e Luas
 
Por Marcella Duarte
De Tilt
21/09/2022 - 13h16
 
Imagem: NASA/ESA/CSA/STScI
Planeta foi registrado em infravermelho pela primeira vez, revelando detalhes nunca antes vistos.
 
O Telescópio Espacial James Webb registrou novas imagens de tirar o fôlego. O alvo da vez foi Netuno, o último planeta do Sistema Solar. Podemos vê-lo em detalhes sem precedentes, incluindo seus anéis e luas.
 
As imagens foram divulgadas hoje (21), pela NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia), parceiras no projeto do telescópio. Recentemente, ele também registrou Júpiter e Marte de maneira impressionante.
 
Netuno aparece com a maior nitidez já vista. Compare abaixo com os registros do Telescópio Hubble, em 2021, e da sonda Voyager 2, em 1989:
 
Na luz visível, a mesma que enxergamos com nossos olhos, o planeta é azulado. Nos registros do James Webb, porém, ele ganhou um aspecto etéreo e brilhante, pois foi observado, pela primeira vez, em comprimentos infravermelhos de luz, pelos potentes instrumentos do telescópio.
 
Imagem: NASA, ESA, CSA, STScl
Comparação dos registros de Netuno, desde a sonda Voyager 2 até o mais recente, do James Webb.
 
Assim, foram revelados detalhes até então invisíveis, como sua atmosfera, as faixas claras de poeira e a totalidade de seus anéis — como os de Saturno, mas muito tênues, que haviam sido observados apenas na década de 1980, quando a Voyager 2 sobrevoou o planeta.
 
"Faz mais de 30 anos desde quando vimos pela última vez estes anéis fracos de poeira; e esta é a primeira vez que os observamos na luz infravermelha", disse Heidi Hammel, cientista interdisciplinar do Webb.
 
Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI
Além dos anéis, é possível observar Tritão, maior lua de Netuno, com a forma de um floco de neve.
 
Também podemos ver sete das 14 luas conhecidas do planeta: Tritão (a maior e mais afastada delas), Galateia, Náiade, Talassa, Despina, Proteu e Larissa.
 
Tritão, onde há muito nitrogênio condensado, reflete cerca de 70% da luz solar que o atinge. Por isso, o satélite natural parece tão brilhante quanto uma estrela.
 
As imagens foram capturadas pelo principal instrumento do telescópio, a NIRCam (Near-Infrared Camera ou câmera de infravermelho próximo), que opera em comprimentos de onda de 0,6 a 5 mícrons. Ela é capaz de atravessar o metano gasoso do planeta, que absorve a luz vermelha, dando a aparência azul.
 
Imagem: NASA/ESA/CSA/STScI
Plano aberto, com diversas galáxias distantes; Netuno e sua lua Tritão (azul esverdeava) estão ao centro.

Comentários