NASA Restaura Fotos das Missões Apollo e o Resultado Fica Impressionante

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (08/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando  que fotos das Missões Apollo foram restauradas e o resultado ficou impressionante.
 
Pois então, a NASA já deveria ter feito isso há muito tempo, e na verdade me causa estranheza não ter feito. Alias o descaso com o material fotográfico e de vídeos das Missões Apollo por parte da NASA sempre foi algo inexplicável e fico feliz em saber que as coisas parecem mudar. Porém tem muita coisa perdida e que precisa ser recuperada ainda.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Fotos das Missões Apollo São Restauradas e Resultado é Impressionante
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por André Lucena
08/09/2022 - 20h00
Fonte: infobae 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Enquanto as pessoas aguardam a próxima tentativa de lançamento da missão Artemis, que pretende, dentre outras coisas, levar os humanos à Lua novamente, volta à memória como foi a primeira viagem humana até o satélite natural da Terra.
 
A missão Apollo 11, perpetrada pelo astronauta Neil Armstrong foi televisionada e milhares de pessoas puderam assistir ao primeiro grande passo do homem na Lua. Como as imagens obtidas naquele período não tinham boa resolução, um dos principais especialistas em restauração digital, Andy Sanders, decidiu retocar as fotos e melhorar suas características.
 
Após as melhorias, o astronauta Charlie Duke, que viajou para a Lua com a Apollo 16, disse que as fotografias exprimiram exatamente o que ele se lembrava de ter visto com os próprios olhos. As imagens restauradas estão disponíveis no livro Apollo, que foi reorganizado, e publicado recentemente pela editora Penguin. Além das melhorias nas cores, cada detalhe foi destacado e aperfeiçoado. 
 
Veja Algumas Fotografias Remasterizadas 
 
Veja a selfie do astronauta abaixo. Hoje, tirar foto de si mesmo faz parte do cotidiano. Mas no passado esse tipo de captura era feito somente em ocasiões especiais.
 
Créditos: NASA/JSC/ASU/Andy Saunders
Imagem: Astronauta que participou da missão Apollo. Fotografia antes e depois das melhorias.

As missões Apollo levaram para a Lua vários objetos, desde os destroços do avião dos irmãos Wright até sementes de árvores. A maioria desses materiais foram devolvidos à Terra. Foi possível remasterizar até mesmo a foto da fotografia de família de Charlie DukeSanders.
 
Imagem: NASA/JSC/ASU/Andy Saunders

A Apollo 17 foi o último pouso na Lua. Nessa ocasião, os astronautas capturaram uma imagem impressionante da paisagem de selênio, cujos detalhes estão perfeitamente destacados na imagem remasterizada.
 
Créditos: NASA/JSC/ASU/Andy Saunders
Imagem: Paisagem da Lua feita durante a missão Apollo.

Comentários