Equipe da ‘Universidade de Sheffield’ do Reino Unido, Encontra 'Dois Exoplanetas' Que Parecem Ter Sido “Sequestrados” Por ‘Estrelas Massivas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo agora uma notícia publicada ontem (13/09) no site “Canaltech”, destacando que uma equipe de pesquisadores da ‘Universidade de Sheffield’ do Reino Unido, encontrou dois exoplanetas que parecem ter sido “sequestrados” por ‘Estrelas Massivas’. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Estes Exoplanetas Parecem Ter Sido “Sequestrados” Por Estrelas Massivas
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Patrícia Gnipper 
13 de Setembro de 2022 às 16h10 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/Tim Pyle

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, encontrou dois exoplanetas que parecem ter sido “sequestrados”. Eles são gigantes gasosos de tamanho parecido com o de Júpiter, que orbitam estrelas massivas a centenas de vezes a distância entre a Terra e o Sol. Como estas estrelas emitem alta quantidade de radiação, o esperado era que os planetas fossem menores; portanto, os autores acreditam que eles foram capturados pelas estrelas.
 
Os exoplanetas (nome dado aos mundos que orbitam outras estrelas) foram descobertos por meio do estudo B-star Exoplanet Abundance Study (BEAST), e representam uma incógnita para os processos de formação estelar. “Embora os planetas possam ser formados ao redor de estrelas massivas, é difícil imaginar planetas gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, conseguindo se formar em ambientes tão hostis”, explicou Richard Parker, coautor do estudo.
 
(Imagem: Reprodução/Mark Garlick/ University of Sheffield)
Representação de um exoplaneta gigante gasoso orbitando uma estrela azul massiva; ele provavelmente foi capturado de outra estrela.
 
Segundo ele, a radiação das estrelas pode evaporar estes planetas antes de estarem prontos. Ao simular as condições dos berçários estelares, os pesquisadores descobriram que planetas “roubados” de lá podem orbitar estrelas a distâncias parecidas com aquelas observadas. Portanto, o novo estudo sugere que os planetas BEAST não foram formados nos sistemas onde estão, mas que foram “sequestrados” de estrelas menores em um berçário estelar.
 
Emma Daffern-Powell, coautora do estudo, descreve que o processo é como um “sequestro planetário. “Sabemos que as estrelas massivas têm mais influência nestes berçários do que as estrelas parecidas com o Sol, e descobrimos que elas podem capturar ou roubar planetas”, disse. As simulações mostraram que as capturas ocorrem, em média, nos 10 primeiros milhões de anos de evolução da região formadora de estrelas.
 
Para Parker, os exoplanetas BEAST são mais um tipo de sistemas exoplanetários conhecidos, altamente diversificados. “Nossos resultados trazem mais crédito à ideia de que os planetas em órbitas mais distantes, a mais de 100 vezes a distância entre a Terra e o Sol, podem não estar orbitando suas estrelas originais”, concluiu ele.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Comentários