NASA Revela Possíveis Datas Para o Lançamento da 'Missão Artemis 1'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (08/08) no site ‘Olhar Digital’, destacando  que nessa quinta-feira a NASA divulgou as possíveis datas para uma nova tentativa de lançamento para a Missão Artemis 1.
 
Bom amigos, estaremos acompanhando o desenrolar dos acontecimentos em torno dessa fantástica missão espacial, portanto fiquem atentos, pois o BS estará acompanhando esse grande momento da Astronáutica Mundial.
 
Avante Missão Artemis 1!
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Quando Será o Lançamento da Artemis 1? NASA Revela Possíveis Datas
 
Por Lucas Soares
Editado por André Lucena
08/09/2022 - 12h56
Atualizada em 08/09/2022 -13h05
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A NASA divulgou nesta quinta-feira (8) as datas onde planeja realizar uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis 1 para a Lua, depois das duas primeiras tentativas terem falhado respectivamente nos dias 29 de agosto e 3 de setembro.
 
Segundo o anúncio, “o lançamento do Artemis 1 está atualmente em espera não planejada”. No entanto, isso não significa que não há previsão para o lançamento. Se tudo sair como o planejado, a Artemis 1 pode ser lançada em 23 de setembro, quase um mês após a data original, mas com um intervalo de tempo que, segundo a agência espacial, vai permitir que os cientistas trabalhem de forma mais aprimorada em resolver os problemas detectados nas tentativas de teste anteriores.
 
Caso o lançamento não ocorra no dia 23, existe uma segunda data reservada, no dia 27. Lembrando que além de problemas com o foguete SLS, questões climáticas também podem provocar adiamentos, por isso geralmente são divulgadas datas extras para o lançamento.
 
As datas foram escolhidas para evitar um conflito com o DART (Double Asteroid Redirection Test), no qual uma sonda está programada para atingir um asteroide em 26 de setembro.
 
No dia 23 de setembro a NASA vai ter uma janela de duas horas para realizar o lançamento, começando às 7h47 da manhã. Já no dia 27 a janela é mais curta, de apenas 70 minutos, e começa às 12h37. Ambos os horários seguindo o padrão de Brasília. 
 
Adiamento do Lançamento da Missão Artemis 1 
 
No dia 29, o cancelamento foi motivado por alguns problemas técnicos, entre eles uma falha no resfriamento de um dos motores e na válvula de ventilação no intertanque (saiba mais detalhes aqui). Já no dia 3, o problema principal foi o vazamento de hidrogênio líquido na cavidade de desconexão rápida que alimenta o foguete. Cerca de três tentativas de correção mal-sucedidas foram feitas. 
 
Entenda a Missão 
 
A chamada missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural, com duração estimada de aproximadamente 40 dias. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS), projetado especialmente para viagens à Lua e além.
 
Primeira de uma série de missões cada vez mais complexas à Lua, Artemis 1 será uma demonstração de capacidade, fornecendo uma base para a exploração humana do espaço profundo.
 
Além disso, uma variedade de cargas científicas será transportada nesse voo, que também levará objetos curiosos que compõem o chamado Kit Oficial de Voo (OFK). Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um voo que fará o mesmo circuito, no ano de 2024.
 
E então, em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 vai finalmente pousar astronautas na Lua, sendo esta a primeira vez que uma mulher e uma pessoa preta vão pisar em solo lunar.

Comentários