FAA dos EUA Irá Investigar o Recente Voo Desastroso do 'Foguete New Shepard' da Blue Origin

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Trago agora para vocês uma notícia postada ontem (13/09) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA, irá investigar o recente desastroso voo do 'Foguete New Shepard' da empresa Blue Origin.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Voo Desastroso da Blue Origin Será Investigado nos EUA
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
13/09/2022 - 17h45
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A falha em um voo não tripulado da Blue Origin, de Jeff Bezos, na última segunda-feira (12) vai ser investigada pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA. O órgão soltou um comunicado em que avisa o início de uma investigação para apurar as causas do acidente. A Blue Origin precisou abortar a missão após uma grande explosão lançar o propulsor para longe. 
 
Esse tipo de escrutínio, apesar de não ser incomum, pode chamar uma atenção indesejada, já que a Blue Origin usou a mesma plataforma para lançar ao espaço uma série de celebridades em voos tripulados da empresa de exploração espacial. 
 
Enquanto a cápsula New Shepard conseguiu pousar “com segurança e o propulsor impactado dentro da área de risco designada”, o regulador terá que determinar se a empresa deverá fazer alguma alteração em seus processos, e se a situação colocou em risco “a segurança pública”. 
 
Essa mesma situação aconteceu com a Virgin Galactic. Agora, a espaçonave ficará inoperante, pelo menos até a conclusão da investigação. Ainda não se sabe o que desencadeou o acidente ou o que acionou o sistema que aborta a missão. Essas questões permanecem nebulosas. 
 
Blue Origin Ainda Não Se Manifestou Sobre o Acidente 
 
Por enquanto, a Blue Origin se manifestou apenas sobre “o sistema de fuga da cápsula, que se separou com sucesso a cápsula do propulsor”, e que “o propulsor impactou o chão”. Um ponto interessante que a empresa poderia divulgar é sobre as condições da carga dentro da cápsula. 
 
Caso a estrutura contasse com a presença de turistas espaciais em seu interior, provavelmente eles teria sido apresentados a forças gravitacionais um tanto quanto desagradáveis e aterrorizantes, no momento em que a cápsula foi lançada para longe do propulsor.

Comentários