Astrônomos de Universidade Japonesa Podem Ter Encontrado Rara 'Galáxia de Anel Polar'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo agora uma notícia publicada ontem (06/09) no site “Canaltech”, destacando que uma equipe de astrônomos da Universidade Aberta do Japão podem ter encontrado rara galáxia de anel polar. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Astrônomos Japoneses Podem Ter Encontrado Rara Galáxia de Anel Polar
 
Por Danielle Cassita 
Editado por Patrícia Gnipper 
06 de Setembro de 2022 às 11h59 
Fonte:  arXiv 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Nishimura et al, 2022

Uma equipe de astrônomos liderada por Minoru Nishimura, da Universidade Aberta do Japão, descobriu uma possível nova galáxia de anel polar. A candidata foi designada “SDSS J095351.58+012036.1” e foi encontrada nos dados coletados pelo telescópio Subaru, por meio do programa Hyper Suprime-Cam Subaru Strategic (HSC-SSP).
 
As galáxias de anéis polares (“PRGs”, na sigla em inglês) são sistemas compostos por galáxias lenticulares (aquelas intermediárias entre as elípticas e espirais) e um anel de gás e estrelas, que gira sobre os polos dela — normalmente, a galáxia e o anel ficam separados por bilhões de anos. No caso da candidata encontrada, a estrutura de anel parece ser azul e mais jovem que a galáxia, em posição perpendicular ao disco desta.
 
(Imagem: Reprodução/Nishimura et al, 2022.)
Imagem composta da galáxia J0953.
 
Segundo os autores, a J095351.58+012036.1 (ou apenas “J0953”) tem massa estelar de aproximadamente 38,5 bilhões de massas solares e forma estrelas à taxa de 2,6 massas solares a cada ano. A massa estelar da galáxia e da estrutura polar é de 26,1 e 4,23 bilhões de massas solares, respectivamente.
 
Mais de 400 PRGs candidatas já foram descobertas, mas apenas algumas dúzias delas foram confirmadas. Assim, como uma forma de expandir a breve lista de PRGs confirmadas, a equipe de astrônomos analisou uma amostra de PGRs com dados do programa HSC-SSP, e encontrou a J095351.58+012036.1. “Esta galáxia está localizada no limite do campo do levantamento Cosmic Evolution Survey”, escreveram.
 
Eles recomendam que novas observações espectroscópicas sejam realizadas para confirmar que, de fato, se trata de uma PRG. Além disso, os autores observaram que novos estudos das propriedades cinéticas do sistema são necessários.

Comentários