Autoridades Chinesas Afirmam Que a China Testou Com Sucesso 'Motor-Foguete' Duas Vezes Mais Potente Que o Motor-Foguete Usado no SLS do 'Programa Artemis'

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma curiosa notícia publicada ontem (06/08) no site “Sputnik Brasil”, destacando que de acordo com autoridades chinesas, a China testou com sucesso um motor-foguete que seria duas vezes mais potentes que o motor-foguete americano utilizado no Foguete SLS do Programa Artemis. 
 
Pois então amigos, ninguém duvida da capacidade dos chineses em realizar grandes feitos nessa área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico espacial, mas será mesmo que essa notícia é verdadeira? Ou os chineses estão apenas tentando deixar a NASA mais pressionada do que já se encontra? Sinceramente não sei, mas nada como o tempo para esclarecer as coisas.
 
Brazilian Space
 
Sociedade e Cotidiano 
 
China Testa Motor de Foguete Duas Vezes Mais Potente Que o Americano Para Pouso na Lua e em Marte
 
06/09/2022 - 17:00
Atualizado: 06/09/2022 – 18:02
Fonte: Sputnik Brasil 
 
© AP Photo / Xinhua, Li Gang 

De acordo com as autoridades chinesas, o motor tem mais que o dobro do impulso do concorrente dos EUA que será usado nas missões Artemis, lideradas pela NASA, a agência espacial norte-americana. Autoridades espaciais chinesas dizem que o motor será usado em futuras missões à Lua e a Marte. 
 
Um instituto de pesquisa espacial de Pequim testou um novo motor de foguete que é duas vezes mais potente que seu concorrente americano na corrida para colocar o próximo astronauta na Lua, segundo as autoridades espaciais da China. 
 
O teste de solo foi realizado na segunda-feira (5) com "sucesso completo", disse a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, na sigla em inglês) nesta terça-feira (6). 
 
O motor será usado para lançar os foguetes Longa Marcha 9 da China, ainda em desenvolvimento. Ele será fundamental para impulsionar os voos de astronautas em futuras missões à Lua e a Marte, disse a CASC. 
 
O novo motor de foguete chinês é capaz de gerar um empuxo de 25 toneladas-força, mais que o dobro do produzido pelo RL10, o motor fabricado nos EUA que deve levar os astronautas americanos de volta à Lua pelo programa Artemis. 
 
As autoridades chinesas ainda disseram, segundo o South China Morning Post, que os motores de foguete de estágio superior são usados ​​em grandes altitudes para gerar impulso adicional para impulsionar uma espaçonave ao seu destino. 
 
A CASC disse que este era "o maior teste de motor de ciclo expansor fechado do mundo", e representa um "avanço" no desenvolvimento de uma tecnologia-chave para veículos lançadores pesados. 
 
Foguetes do Futuro 
 
Os motores de foguete de ciclo expansor fechado são a fonte de energia mais eficiente para viagens espaciais humanas. Eles podem transformar uma pequena quantidade de combustível de hidrogênio líquido em gás de alta pressão usando calor residual. 
 
Isto é: o gás aciona turbinas para aumentar a pressão de hidrogênio e oxigênio nas bombas de combustível. Com isso, o gás entra no topo da câmara de combustão para ser usado como combustível. 
 
O ciclo, conhecido como expansão fechada, é mais eficiente do que o processo de combustão em motores de foguete convencionais, porque não exige que o foguete carregue gás extra para alimentar as bombas. 
 
Os cientistas de foguetes chineses disseram ter encontrado métodos para aumentar o empuxo. Eles inventaram um novo trocador de calor que consiste em muitos componentes semelhantes a costelas que podem absorver o calor da superfície da câmara de combustão e passá-lo para o hidrogênio líquido com eficiência sem precedentes.
 
Os componentes foram feitos com a mais recente tecnologia de impressão 3D para produzir uma superfície extremamente lisa que pode acelerar a troca de calor muito mais rápido do que os componentes tradicionais.
 
Os pesquisadores também usaram novas ligas de titânio para fabricar bombas de combustível movidas a gás que podem manter alta eficiência enquanto trabalham em condições extremas, de acordo com o artigo.

Comentários